Topo

Raro golfinho albino é mantido em cativeiro há mais de um ano

 O único golfinho nariz-de-garrafa albino em cativeiro está preso há mais de um ano no Museu das Baleias de Taiji, no Japão - Noriko Funasaka /Taiji Whale Museum
O único golfinho nariz-de-garrafa albino em cativeiro está preso há mais de um ano no Museu das Baleias de Taiji, no Japão Imagem: Noriko Funasaka /Taiji Whale Museum

Do UOL, em São Paulo

14/04/2015 20h47

O único golfinho nariz-de-garrafa albino em cativeiro está preso há mais de um ano no Museu das Baleias de Taiji, no Japão.

Ativistas pedem que ele seja solto, ou que o museu permita que pesquisadores possam examinar o animal. Há relatos de que o animal não abre os olhos de dia, apenas à noite, o que pode ser uma reação à luminosidade do local onde ele é mantido. Os olhos do animal são rosa, característica dos animais albinos dessa espécie. 

Foram avistados apenas 14 golfinhos albinos dessa espécie. O primeiro foi visto em 1962.

A história do golfinho rosa Angel em terra firme começou ao ser capturado durante a caça predatória em Taiji, no Japão, no final de 2013. Taiji é o maior fornecedor de golfinhos do mundo e, naquela região, os barcos de pesca formam uma barreira de som, levando os golfinhos à praia onde treinadores de várias partes do mundo aguardam para selecionar os animais e comprá-los para levar a aquários e museus. Os mais cobiçados são as fêmeas nariz-de-garrafa, como Angel.

Ao ser avistado, o animal foi retirado do mar. Os animais que não são vendidos são geralmente mortos com facas e o sangue dos animais transforma a cor do mar em vermelho. A caça foi retratada no filme The Cove, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2010.

Ao ser capturado, o golfinho albino, chamado Angel, foi capturado e levado para o Museu das Baleias de Taiji. O museu informou que pretende manter o animal a longo prazo para estudo. O valor de um golfinho é estimado em US$ 500 mil.