Topo

Índios pedem no Congresso que não haja mudanças na lei de demarcação

Indígenas participam de sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. A foto é desta quinta-feira (16). Desde terça-feira (14), quando deram início ao Acampamento Terra Livre, as lideranças indígenas cumprem agenda no Parlamento onde apresentam suas reivindicações - Geraldo Magela/Agência Senado
Indígenas participam de sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. A foto é desta quinta-feira (16). Desde terça-feira (14), quando deram início ao Acampamento Terra Livre, as lideranças indígenas cumprem agenda no Parlamento onde apresentam suas reivindicações Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

16/04/2015 19h38

 Dezenas de índios participaram nesta quinta-feira (16) de uma sessão do plenário da Câmara dos Deputados, para se manifestar contra um projeto de lei que altera as normas para a demarcação de territórios indígenas.

O cacique Raoni, chefe da etnia caiapó, afirmou que o projeto que propõe passar para o Congresso o poder de demarcação das reservas indígenas, atualmente atribuição do executivo, é "uma nova agressão aos povos originais".

O líder indígena afirmou que as terras reivindicadas pelos índios pertenciam aos seus "ancestrais, até serem invadidas, quando chegaram os brancos e tomaram toda a riqueza".

Na opinião dos indígenas, a alteração das normas para a demarcação de reservas favoreceria os grandes fazendeiros e a empresas que operam em grandes áreas da Amazônia, que contam com o apoio de parlamentares que integram a bancada ruralista.

Os índios obtiveram apoio de alguns deputados, como Alessandro Molon (PT), que afirmou que o polêmico projeto "pretende tirar atribuições do governo e fere o princípio da separação de poderes".

Enquanto a sessão acontecia, alguns índios, tradicionalmente vestidos, dançaram no plenário do Congresso, onde estão acampados deste terça-feira.