Topo

Vidro ou plástico? Pano ou papel? Veja o que é melhor quando faltar água

Gabriela Fujita

Do UOL, em São Paulo

20/04/2015 06h00

Muita gente responderia rapidinho que a melhor solução para economizar água é parar de lavar a louça em casa e passar a usar copos, pratos e talheres de plástico. A capital paulista tem vários exemplos de restaurantes e lanchonetes que adotaram descartáveis na tentativa de amenizar a falta de água. O "plano B" é colocado em ação numa tentativa de evitar perder clientes.

Mas não é bem isso que a gente deve fazer se quiser agir contra o problema de desabastecimento.

A conta é simples: os materiais de plástico demandam uma quantidade de água muito maior em sua fabricação e reciclagem do que a usada para lavar utensílios reutilizáveis (de vidro, metal, cerâmica etc.). Você sabia que são necessários 3,5 litros de água para produzir um único copo plástico, enquanto usamos no máximo 500 ml na lavagem?

De cara, a primeira medida a se tomar nestes tempos de crise hídrica é reduzir o consumo em geral. Então, segundo a ONG Akatu, que trabalha há 14 anos com ações de consumo consciente e sustentabilidade, não devemos trocar "seis por meia dúzia", mesmo em um momento de urgência, quando a torneira seca.

"No longo prazo, você vai trocar um problema pelo outro, esse é o raciocínio que as pessoas precisam fazer. Para produzir um copo de plástico, essa água sai de algum lugar, e esse lugar é o mesmo sistema que traz a água para a gente beber, cozinhar e tudo mais", diz Ana Néca, coordenadora de comunicação do Akatu. "A crise é uma oportunidade para mudar de comportamento tanto no âmbito do consumo de água quanto em outros."

Podemos adotar hábitos simples, mas eficazes e duradouros. Captar água de chuva, reutilizar a água e reaproveitá-la em quantas etapas for possível são algumas das medidas a serem incorporadas ao nosso dia a dia, não apenas em época de crise.

Em casa, se não há condição de recolher água da chuva, veja o que você pode fazer: