Topo

Greenpeace desafia Dilma a colocar painéis solares no Palácio do Planalto

Divulgação/Greenpeace
Imagem: Divulgação/Greenpeace

Do UOL, em São Paulo

22/04/2015 14h45

Em anúncio pago no jornal a Folha de S.Paulo, o Greenpeace desafiou nesta quarta-feira (22) a presidente Dilma Rousseff a instalar painéis solares no telhado do Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A organização ambientalista pretende levar as placas até a sede do governo na manhã desta quinta-feira (23).

"Dilma, a energia solar quer tanto estar no Palácio do Planalto que vai até de graça. E chega amanhã", diz o texto do material publicitário. "O Greenpeace oferece a instalação gratuita de painéis solares no Palácio do Planalto  (...) No entanto, o governo federal precisa mostrar que apoia as energias renováveis."

Segundo o Greenpeace, o objetivo da ação é mostrar "que a energia solar é a fonte ideal para superarmos a crise energética atual e garantir um futuro limpo para o Brasil".

Os ambientalistas esperam ser recebidos pela presidente ou por parlamentares para discutirem o assunto.

A ONG disse ainda que não houve estudo de caso sobre a viabilidade do uso das placas no Palácio, mas já foi comprovado que o uso delas é viável na região.

"Apesar de o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] ser competência dos Estados e do Ministério da Fazenda, sabemos que, se houvesse indicativo positivo de que o governo federal quer promover a energia solar no Brasil e de que a questão do tributo precisa ser resolvida, a pauta com certeza teria mais atenção e seria solucionada rapidamente”, disse, em nota, Bárbara Rubim, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.

No começo do mês, o Greenpeace fez um protesto em frente à sede do Ministério da Fazenda na tentativa de debater com o ministro Joaquim Levy incentivos para a energia solar. Ele preside o Conselho Nacional de Política Fazendária (ConFaz), composto pelos secretários da Fazenda de todos os Estados e do Distrito Federal, responsável pela regulamentação do ICMS sobre a eletricidade.

Segundo o Greenpeace, o Brasil tem um dos maiores potenciais para energia solar no mundo. A região Sul é o pior local para geração solar no país e, mesmo assim, tem melhor incidência de sol do que o local mais adequado na Alemanha, que conta com 10 milhões de telhados com painéis solares. No Brasil, há 365 sistemas de micro e minigeração de energia, sendo a maioria solar.