Topo

Boca de baleia pode dobrar de tamanho, descobrem pesquisadores

University of British Columbia
Imagem: University of British Columbia

Do UOL, em São Paulo

04/05/2015 20h18

Pesquisadores da Universidade de British Columbia descobriram uma estrutura única neural na boca e língua das baleias rorquais que permite que a elas dobrem de tamanho durante a alimentação. Entre as baleias rorquais estão as baleias azuis e as baleias-de-barbas. Os nervos se esticam e depois se recolhem como se fossem uma “corda de bungee jump”, o que, evolutivamente foi necessário para facilitar a alimentação desses imensos animais durante os mergulhos. A descoberta foi publicada na revista científica Current Biology. É como se, o imenso animal abrisse um enorme balão que facilita a entrada de peixes, durante a alimentação. 

“O sistema de alimentação das rorquais forçou mudanças massivas na anatomia da língua e da boca para permitir uma grande deformação, e agora, reconhecemos que isto forçou grande modificações também no tecido nervoso dessas estruturas”, afirmou o pesquisador Wayne Vogl em entrevista ao site da Universidade. 

Em humanos, quando nervos se esticam, eles ficam marcados para sempre. No caso das baleias, é como se eles ficassem “dobrados”. Os cientistas querem, agora, descobrir como é feita esse “esticamento” da língua e da boca durante o processo de alimentação e pesquisar se essa descoberta é válida para outros animais que se alimentam com a ajuda da língua para capturar suas presas, como os sapos. 

“Esta descoberta deixa claro como sabemos tão pouco sobre anatomia, até dos maiores animais vivos atualmente”, afirmou o pesquisador Nick Pyenson.