Topo

Al Gore se diz otimista sobre conferência do clima de Paris

18/05/2015 15h44

O ex-vice-presidente americano Al Gore manifestou nesta segunda-feira suas esperanças de um acordo climático global nas negociações da Conferência do Clima (COP 21), em Paris, em dezembro, dizendo que "após o último não, virá um sim".

"O mundo tem sorte de que esta conferência será organizada pela França, pelo Presidente, que coloca todos os seus esforços a serviço do sucesso desta causa", afirmou o Prêmio Nobel da Paz no pátio do palácio do Eliseu, após um encontro com François Hollande.

"No século passado, um poeta americano poderia escrever sobre a série de palestras sobre o clima quando escreveu estas palavras: 'depois do último não vem o sim'", disse Gore, parafraseando o autor Wallace Stevens.

"E deste sim depende o futuro do mundo. Esta conferência será aquela em que o mundo vai dizer sim a um acordo para reduzir o aquecimento global", continuou o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, que preside a ONG The Climate Project Reality, falando ao lado do ministra francesa do Meio Ambiente, Ségolène Royal.