Topo

Baleia-jubarte é encontrada morta no litoral norte do RS

Do UOL, em São Paulo

02/07/2015 17h49

Uma baleia-jubarte apareceu morta na praia de Arroio do Sal, no litoral norte do Rio Grande do Sul, na manhã desta quinta-feira (2), após se enroscar em uma rede de arrasto utilizada por barcos pesqueiros. Ela tinha aproximadamente dois anos e media 7,3 metros.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Arroio do Sal, o animal morreu afogado, já que não conseguiu subir à superfície para respirar por causa da rede. Os próprios pescadores teriam cortado as cordas para soltar o animal, mas teriam posteriormente fugido do local. Ainda de acordo com a gestão municipal, a Polícia Ambiental foi acionada para investigar o caso.

Além disso, pesquisadores do Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos) e da UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) foram ao local coletar material biológico para estudo e para fazer a autópsia.

Baleias dessa espécie podem viver até 60 anos, por isso a principal hipótese é de que a jubarte estivesse fazendo a sua primeira migração. No inverno, elas vão até o sul da Argentina e retornam ao Sul do Brasil, por isso é comum vê-las pela costa brasileira nesta época do ano.

Trabalhadores já retiraram o animal da areia. A baleia deve ser enterrada nas dunas da praia de Arroio do Sal após a finalização dos trabalhos dos pesquisadores.