Topo

Cidade de SP tem o agosto mais quente dos últimos dez anos

Wellington Ramalhoso

Do UOL, em São Paulo

31/08/2015 19h35

Com dias de céu azul e muito sol, o mês de agosto foi o mais quente dos últimos dez anos na cidade de São Paulo. A média das temperaturas máximas no mês foi de 26ºC.

A marca supera as médias de agosto nos últimos dez anos e é a décima mais alta desde o início da série histórica organizada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), iniciada em 1943.

O agosto mais quente desde então foi o de 2002, quando a média das temperaturas máximas chegou a 27ºC. De lá para cá, só 2005 teve um agosto mais quente que o deste ano. Dez anos atrás, a média das máximas ficou em 26,2ºC no mês.

O pico de calor em agosto de 2015 aconteceu no último domingo (30) quando a temperatura atingiu os 32ºC. Apesar de alta, a marca fica abaixo das máximas de vários anos. O recorde histórico de agosto foi registrado em 1952, com 33,1ºC.

Pouco frio

A média das temperaturas mínimas também mostra o calor do mês atual. Neste ano, a média das mínimas de agosto ficou em 15ºC, a terceira mais alta desde o início da série histórica, em 1943.

Só em 1998 e em 2002 as mínimas atingiram médias mais altas: 15,1ºC e 15,8ºC, respectivamente.

O meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet, atribui o calor aos efeitos do fenômeno El Niño. “O El Niño bloqueia a trajetória das massas polares. As massas mais intensas não atingiram São Paulo. O núcleo delas vai para o oceano Atlântico”.

Segundo o Inmet, nunca, desde 1943, houve um ano com a temperatura mínima tão elevada na capital paulista no período de janeiro a agosto.

Chuva

De acordo com o Inmet, a chuva sobre a capital paulista acumulou 31,6 mm no mês atual, bem abaixo da média para agosto, que é de 37,4mm.

Segundo Schneider, há uma boa notícia no horizonte. A previsão é que chova acima da média na primavera, inclusive a leste da capital, o que inclui as regiões dos sistemas Cantareira e Alto Tietê, que estão em crise.