Jogar remédio na privada pode causar série de desastres; como fazer direito

Na caixa de remédios da sua casa tem uma cartela de comprimidos ou aquele frasquinho usado durante a virose, mas esquecido depois da doença, que já venceu. Na hora da faxina, qual a melhor maneira de jogá-los fora? Se você pensou no lixo ou na privada, errou.

O remédio é um produto químico capaz de contaminar solos, água e colocar em risco a vida de quem manuseia resíduos nos aterros sanitários. Quando é jogado na privada, cai na rede de esgoto doméstico, que foca em eliminar contaminantes orgânicos e não este tipo de substância química.

A maneira correta de descartar medicamentos vencidos é incinerá-los. Mas, provavelmente você não conseguirá fazer isso na sua casa.

Tanto o poder público quanto algumas redes de farmácias oferecem este serviço. As redes mais conhecidas que fazem isso são a Droga Raia, a Drogaria São Paulo e a Drogaria Carrefour, embora não seja em todas as unidades.

Em muitas cidades, como São Paulo e Recife, por exemplo, você pode levar a qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade. Os serviços municipais se responsabilizam por recolher e incinerar.

Se na sua cidade não houver este convênio, o melhor caminho é tentar devolver no local onde comprou o remédio.

Quem usa insulina, por exemplo, deve depositar as seringas usadas em garrafas pet e entregar nas unidades de saúde ou nas farmácias da família.

Estima-se que a cada quilo de medicamento que deixa de ser lançado na rede de esgoto, 450 mil litros de água deixam de ser contaminados. Estudo feito pela Unicamp já mostrou que pílulas anticoncepcionais descartadas pelo esgoto podem dar traços femininos a peixes machos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes