Topo

O que aconteceu hoje na COP-21?

Alain Jocard/AFP
Imagem: Alain Jocard/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/11/2015 20h52

A Conferência do Clima da ONU (COP-21) começou oficialmente nesta segunda-feira em Paris. 184 países já apresentaram até o momento programas nacionais para limitar as emissões de gases que causam o efeito estufa. Esses países juntos representam "mais de 95%" das emissões causadoras do aquecimento climático, segundo o ministro francês de Relações Exteriores, Laurent Fabius, na abertura da Cúpula do Clima, ao considerar "encorajador que quase todos os países do mundo" se se tenham comprometido dessa maneira.

No entanto, Fabius especificou que "isso não bastará" para cumprir o objetivo de limitar o aumento da temperatura global a dois graus até o final do século, e por isso considerou que o acordo em Paris deverá incluir "a necessidade de revisões periódicas" desses compromissos.

A frase do dia

"Nós somos a primeira geração a ter detonado o aquecimento climático, mas nós talvez sejamos a última a poder fazer algo para evitá-la" Barack Obama

O vídeo do dia

 

Em seu discurso na abertura da Conferência do Clima da ONU em Paris, a presidente Dilma Rousseff afirmou que uma "ação irresponsável" provocou a tragédia ocorrida em Mariana (MG), que classificou de "maior desastre ambiental da história do Brasil". Assista ao vídeo

A foto do dia

A COP-21 é a que mais conseguiu reunir líderes mundiais até agora: são 196 delegações participantes (195 países mais a União Europeia). A foto oficial quase não dá para ver todo mundo.

E mais:

>> Entenda por que a Conferência do Clima deste ano é tão importante?

>> Conheça os principais obstáculos nas negociações da ONU sobre o clima

>> Seis pontos polêmicos do discurso de Dilma em Paris, e as reações de ambientalistas