Topo

Patrulha de pombos vai monitorar poluição em Londres

Pombo de Londres carrega um sensor de poluição e aparelho de GPS - AFP Photo/DigitasLBi
Pombo de Londres carrega um sensor de poluição e aparelho de GPS Imagem: AFP Photo/DigitasLBi

Em Londres

16/03/2016 18h49

Uma patrulha de dez pombos equipados com detectores foi lançada nesta quarta-feira no céu de Londres para monitorar a qualidade do ar na capital britânica - disse à AFP Romain Lacombe, precursor da iniciativa.

Equipadas com um GPS e captores em miniatura que medem os níveis de ozônio, nitrogênio e compostos orgânicos voláteis (COV), as aves, reunidas na "Pigeon Air Patrol" foram liberadas no parque de Primrose Hill, no norte de Londres.

As aves são localizáveis em tempo real na web através do site pigeonairpatrol.com, explicou Romain Lacombe, da start-up francesa Plume Labs, e co-criador do projeto com Pierre Duquesnoy, de DigitasLBi.

Esta experiência é parte de uma iniciativa mais ampla da Plume Labs, que quer uma centena de londrinos com os mesmos captores para acompanhar em tempo real a qualidade do ar onde eles estão através do seu smartphone.

A empresa já criou o aplicativo Plume Air Report, que fornece informações sobre o nível de poluição de 300 cidades ao redor do mundo.

Londres registra os níveis de dióxido de azoto (NO2) mais altos de todas as capitais europeias. A Comissão Europeia multou o Reino Unido em 2014 por não cumprir suas obrigações de redução de NO2.

Nacionalmente, 40.000 pessoas morrem todos os anos em decorrência de problemas relacionados à poluição do ar, com um custo para a economia britânica de 20 bilhões de libras, recordou nesta quarta-feira o chefe da oposição trabalhista, Jeremy Corbyn, ao parlamento.