Topo

China aceita acordo de Paris para combater mudança climática

Acordo de Paris tem como objetivo manter o aumento da temperatura abaixo de 2ºC - Charlie Riedel/AP
Acordo de Paris tem como objetivo manter o aumento da temperatura abaixo de 2ºC Imagem: Charlie Riedel/AP

Em Pequim

03/09/2016 01h42

O Parlamento da China, aceitou neste sábado (3) o acordo alcançado na cúpula do clima de Paris (COP21) do ano passado, em um importante passo para o pacto entrar em vigor.

Os legisladores votaram em favor de adotar "a proposta de revisão e ratificar o Acordo de Paris" no final da sessão bimestral da Assembleia Nacional Popular, informou a agência oficial "Xinhua".

O Acordo de Paris é o primeiro pacto universal para combater a mudança climática e não entrará em vigor até que tenha sido ratificado por pelo menos 55 países, totalizando 55% das emissões de poluentes globais.

Acordo climático precisa de recursos e vontade política

Band News

A ratificação do acordo por parte do parlamento chinês foi fundamental para conseguir esse objetivo, pois China e Estados Unidos são os dois países mais poluentes do mundo, respondendo por cerca de 38% das emissões globais.

Washington e Pequim destacaram a necessidade de implementar o mais rápido possível o pacto do clima de Paris e apontam que, durante a visita do presidente americano, Barack Obama, à China - que começa hoje -, os dois países poderiam anunciar conjuntamente a ratificação do acordo.

China e Estados Unidos realizaram importantes acordos nos últimos três anos para combater a mudança climática e fizeram desta luta uma pedra fundamental de sua relação.

Destinado a substituir o Protocolo de Kioto em 2020, o Acordo de Paris tem como objetivo manter o aumento da temperatura média mundial abaixo de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais.

Com chuvas torrenciais e secas severas, 2015 foi ano de extremos climáticos

BBC Brasil