Topo

Nova Déli fecha todas as escolas da cidade após aumento da poluição

Poluição do ar em Nova Déli, na Índia - Reprodução/The Millennium Report
Poluição do ar em Nova Déli, na Índia Imagem: Reprodução/The Millennium Report

Em Nova Délhi

08/11/2017 09h55

Todas as escolas de Nova Déli permanecerão fechadas até domingo para proteger as crianças do forte aumento da poluição do ar, anunciou o governo da capital indiana.

"A deterioração da qualidade do ar em Nova Déli não pode colocar em risco a saúde das crianças. Ordenamos o fechamento de todas as escolas de Nova Déli até domingo", anunciou no Twitter Manis Sisodia, vice-ministro chefe da região.

A decisão é uma ampliação do fechamento das escolas do ensino básico anunciado na terça-feira.

Nova Déli registrava nesta quarta-feira, pelo segundo dia consecutivo, uma intensa nuvem de poluição, com níveis perigosos para a saúde.

Às 13H00 locais (5H30 de Brasília), os medidores espalhados pela cidade mostravam níveis perigosos de partículas ultrafinas (PM2,5), entre 400 e 700 microgramas por metro cúbico (ug/m3). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda não superar 25 ug/m3 de média em 24 horas.

Os episódios de poluição são recorrentes no outono e inverno em Nova Déli, que a OMS classificou em 2014 como a cidade mais contaminada do mundo.

Situações extremas como a enfrentada pela megalópole indiana provocam questionamentos sobre a sustentabilidade da maneira de viver em zonas tão populosas no momento em que a marca humana no clima está no centro da COP23, que acontece atualmente na Alemanha.