Topo

Para minimizar efeitos da poluição, China cria chaminé gigante de ar puro

Vista aérea da torre de purificação em Xian, que expele um tipo de ar que normalmente só se encontra nos ambientes mais puros do mundo - Fred Dufour/AFP
Vista aérea da torre de purificação em Xian, que expele um tipo de ar que normalmente só se encontra nos ambientes mais puros do mundo Imagem: Fred Dufour/AFP

Em Xian

18/04/2018 20h56

Uma chaminé de 60 metros de altura foi construída no centro de um bairro chinês. Ao invés de fumaça, o gigantesco cilindro purifica (um pouco) o ar respirado pelos habitantes de Xian, uma das cidades mais contaminadas da China.

País que mais polui no mundo, a China tenta por todos os meios produzir ar puro, chegando inclusive a fechar fábricas nos momentos de pico de contaminação.

Milhões de chineses já não saem de casa sem uma máscara que filtra partículas finas e instalaram em suas residência purificadores de ar.

Em Xian (norte), antiga capital imperial que vê o céu azul durante menos da metade do ano, as autoridades adotaram medidas como instalar um purificador experimental nos arredores para filtrar o ar da rua.

O dispositivo, alimentado por energia solar, aspira o ar viciado do solo e o filtra quando sobe pela chaminé antes de expulsá-lo purificado para a atmosfera.

Pode limpar diariamente entre 5 e 16 milhões de metros cúbicos de ar, dependendo do tempo e do nível de contaminação, segundo Cao Junji, especialista em meio ambiente da Academia de Ciências chinesa.

A chaminé, que ainda está em fase de testes, reduz de 10 a 19% a taxa de partículas finas na atmosfera em um raio de 10 km2, assegurou ele.