Topo

Erupção de vulcão na Guatemala destruiu 186 casas

Foto divulgada por um órgão do governo da Guatemala mostra cinzas expelidas pelo vulcão  - AFP
Foto divulgada por um órgão do governo da Guatemala mostra cinzas expelidas pelo vulcão Imagem: AFP

12/06/2018 13h40

A forte erupção do vulcão de Fogo no dia 3 de junho na Guatemala, que já causou 114 mortes até o momento, também destruiu 186 casas, informou nesta terça-feira uma fonte oficial.

A Conred (Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres) detalhou hoje que os imóveis destruídos estão situados em comunidades do departamento de Escuintla, onde também há outras 750 casas em risco.

Leia também:

Além disso, uma estrada e uma escola em Escuintla, e uma ponte no departamento de Sacatepéquez, foram destruídas pela erupção.

A defesa civil guatemalteca também notificou que outras cinco estradas, três escolas e uma ponte situada em Escuintla foram afetadas pelas toneladas de material expelidas pelo vulcão.

A Conred disse que 3.557 pessoas continuam abrigadas em Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, os três departamentos mais atingidos pela erupção.

O total de afetados é de 1.714.373 pessoas, das quais 12.784 tiveram que ser evacuadas, enquanto o número de desaparecidos se mantém em 197.

A montanha aumentou hoje sua atividade explosiva com o lançamento de uma coluna de cinzas de até 5 mil metros de altitude e a geração de fluxos piroclásticos, informou o Insivumeh (Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia de Hidrologia) do país centro-americano.