Topo

Nova Déli é a capital mais poluída do mundo e Pequim a oitava, diz estudo

Nova Déli - Anushree Fadnavis/Reuters
Nova Déli Imagem: Anushree Fadnavis/Reuters

Mayank Bhardwaj

Da Reuters, em Nova Déli

05/03/2019 15h24

Nova Déli foi a capital mais poluída do mundo em 2018, disseram nesta terça-feira dois grupos que monitoram a poluição ambiental em um estudo sobre a quantidade de material particulado fino, conhecida como PM2,5, em 61 capitais de todo o mundo.

A capital indiana, que abriga mais de 20 milhões de pessoas, foi seguida por Dhaka, capital de Bangladesh, e Cabul, capital do Afeganistão. O estudo foi conduzido pela IQ AirVisual, grupo sediado na Suíça que coleta dados globais sobre a qualidade do ar, e pelo Greenpeace.

O ar tóxico de Nova Déli é causado pelas emissões veiculares e industriais, pelo pó de canteiros de obras e pela fumaça da queima de lixo e de resíduos de colheitas em campos próximos.

A concentração anual média de PM2,5 em um metro cúbico de ar foi de 113,5 na cidade em 2018, disseram os grupos no relatório, mais do que o dobro do nível de Pequim, que teve uma média de 50,9 durante o ano, o que a tornou a oitava mais poluída do mundo.

O PM2,5, ou partículas de 2,5 micrômetros ou menos de diâmetro, é perigoso porque pode se alojar profundamente nos pulmões.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece uma diretriz diária de qualidade do ar de 25 microgramas de PM2,5 por metro cúbico de ar.

Entre as capitais sul-americanas, Santiago lidera com 29,4 microgramas de PM2,5 por metro cúbico de ar, seguida por Lima (27,7) e São Paulo (16,2).