Topo

Bolsonaro fará pronunciamento hoje na TV para falar sobre Amazônia

Do UOL, em São Paulo

23/08/2019 17h27Atualizada em 23/08/2019 21h57

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) fará pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão hoje, às 20h30 (de Brasília), para anunciar medidas do governo que já estão sendo adotadas para combater as queimadas e controlar o desmatamento na Amazônia. A decisão do pronunciamento foi tomada durante a reunião ministerial coordenada pelo presidente, na tarde de hoje, no Palácio do Planalto.

Mais cedo, Bolsonaro voltou a falar do presidente da França, Emmanuel Macron, após o francês dizer que o político brasileiro "mentiu" sobre seus compromissos com o meio ambiente.

"Lamento a posição de um chefe de Estado, como o da França, se dirigir ao PR brasileiro como 'mentiroso'. Não somos nós que divulgamos fotos do século passado para potencializar o ódio contra o Brasil por mera vaidade. Nosso país, verde e amarelo, mora no coração de todo o mundo", escreveu Bolsonaro no Twitter.

"Como chefe de uma das maiores democracias do mundo, desejo ao povo francês paz e felicidades!", acrescentou.

O discurso de Bolsonaro foi corroborado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que afirmou que alguns representantes da Europa querem destruir o atual governo porque o presidente "peita" os europeus.

Quem também comentou a situação foi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Durante evento em São Paulo, o político afirmou que há uma "calamidade" no meio ambiente devido ao avanço das queimadas na Amazônia, mas questionou as críticas de que o Brasil estaria incentivando o desmatamento.

Bolsonaro montou um gabinete de crise e convocou todos os seus ministros a pensarem em soluções dentro de suas pastas para diminuir o impacto dos incêndios na Amazônia.