Topo

Salles cita Lula: "20 anos no poder e não resolveram problema da Amazônia"

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/08/2019 14h02Atualizada em 26/08/2019 17h44

Durante participação no programa Pânico, da Rádio Jovem, nesta segunda-feira (26), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi lembrado por Daniel Zukerman que dois senadores pediram impeachment dele recentemente.

A resposta do ministro veio de maneira direta: "A culpa é deles que ficaram 20 anos no poder e não resolveram o problema da Amazônia!"

Salles ainda citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao abordar a questão:

"Alás, o Lula era presidente, a Marina Silva era ministra, o governador do estado do Acre... os Viana (Tião Viana), o Randolfe (Rodrigues), que é do Amapá... Toda essa turma estava lá. Com a faca e o queijo na mão. Tinham tudo. Gastaram o dinheiro com um monte de bobagem que não serve para nada, quebraram o país, uma ineficiência dandada. Corrupção de todos os jeitos. E agora a culpa é do Governo Bolsonaro? Vá arranjar outra desculpa!".

Ao contrário da afirmação do ministro Ricardo Salles, os governos petistas duraram 13 anos e meio, e não 20 - Lula presidiu entre 2003 e 2010, e Dilma Rousseff, entre 2011 e 2016.

A polêmica surgiu após os senadores Fabiano Contarato (Rede-ES) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolarem um pedido de impeachment do ministro. No entendimento dos senadores, Salles cometeu crime de responsabilidade em suas decisões no cargo, além de atos incompatíveis com a função, ao perseguir agentes públicos.