Topo

'Toda ajuda é fundamental', diz Barbalho sobre incêndios na Amazônia

10.abr.2019 - O governador do Pará, Helder Barbalho -  Marcos Corrêa/PR
10.abr.2019 - O governador do Pará, Helder Barbalho Imagem: Marcos Corrêa/PR

Do UOL, em São Paulo

27/08/2019 11h10

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse hoje que toda a ajuda para combater as queimadas na Amazônia é importante neste momento. Barbalho conversou com os jornalistas antes de participar da reunião de governadores da região com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que acontece nesta manhã em Brasília.

Ele foi questionado sobre a importância do recurso oferecido pelo G7. Hoje, Bolsonaro disse que pode considerar receber o dinheiro caso o presidente da França, Emmanuel Macron, lhe peça desculpas.

"Toda ajuda é fundamental neste momento. Eu defendo que tenhamos a capacidade de convencer aqueles que querem nos ajudar de ampliar as ofertas financeiras partindo do princípio de que os recursos estarão alimentando estratégias do Brasil e dos estados da Amazônia, portanto, sem qualquer interferência internacional que porventura possa ser interpretada no âmbito internacional", disse Barbalho.

Ontem, Macron falou sobre uma possível internacionalização da gestão das florestas, o que provocou reação de Bolsonaro.

Além da ajuda internacional, o governador do Pará defendeu o uso de recursos do fundo Amazônia. Segundo ele, ainda há mais de R$ 750 milhões disponíveis.

Ele pregou ainda a construção de um plano estratégico "para que não venhamos no próximo ano novamente assistir à ampliação do desmatamento".