Topo

NYT diz que Amazônia ainda está em chamas e culpa Bolsonaro

Queimada ilegal é um dos grandes problemas do desmatamento na Amazônia - Rogério Assis/Greenpeace
Queimada ilegal é um dos grandes problemas do desmatamento na Amazônia Imagem: Rogério Assis/Greenpeace

Do UOL, em São Paulo

06/10/2019 09h22

O jornal americano The New York Times publicou hoje um documentário sobre as queimadas na Amazônia. A reportagem esteve em setembro na cidade de Novo Progresso, no Pará, e conversou com proprietários de terra e pecuaristas locais. Segundo o jornal, eles se sentem encorajados pelo presidente Jair Bolsonaro e pela chance de reverter uma queixa de décadas contra a criação de unidades de conservação federais.

"A Amazônia é nossa", disse Agamenon da Silva Menezes, líder do Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso ao jornal. "Vamos preservar a Amazônia, mas preservaremos a Amazônia de acordo com nossas necessidades, não as necessidades do mundo."

O New York Times também participou de um churrasco na região, com tom de manifestação política. No evento, produtores rurais criticaram agências de proteção ambiental e ONGs que trabalham pela preservação da Amazônia.

Eles tiveram suas reivindicações ouvidas por Nabhan Garcia, secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura. Garcia prometeu que todos terão seus títulos e que o governo está analisando as "vergonhas unidades de conservação e extensões de terras indígenas".

A reportagem fala ainda sobre o "Dia do Fogo", em 10 de agosto, classificado por Garcia como "uma insanidade".

Adecio Piran, jornalista local que falou sobre um suposto esforço coordenado entre proprietários de terra e pecuaristas para queimar a floresta, relata que sofreu ameaças de morte e recebeu ordens para tirar a notícia de circulação.