Topo

Óleo chega a novas praias no Pernambuco e prefeitura restinge voluntários

Limpeza da praia de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco - Reprodução/Globoplay
Limpeza da praia de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco Imagem: Reprodução/Globoplay

Do UOL, em São Paulo

23/10/2019 13h43

O óleo que tem invadido o litoral nordestino chegou hoje às praias de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Funcionários da prefeitura montaram uma barreira na área em que o óleo apareceu, restringindo a ação de voluntários que se ofereciam para ajudar na limpeza.

O superintendente de Meio Ambiente de Jaboatão, Arthur Paiva, justificou ao G1: "O contato desse material com a pele pode causar problemas, o pessoal da saúde já vem dizendo isso. Temos que ter responsabilidade na questão do uso dos voluntários".

"O local está interditado provisoriamente, até porque nós precisamos de espaço para trabalhar e é uma área que pode estar contaminada. Esse trabalho de remoção está sendo feito de uma forma bem lenta, mas bem precisa, no sentido de retirar o material de onde está, ensacá-lo apropriadamente, conduzir dos equipamentos de transporte aos caminhões", declarou ainda.

A cidade é a oitava em Pernambuco a ter as praias atingidas desde que o óleo ressurgiu no estado, na semana passada. Desde então, foram recolhidas 489 toneladas de resíduos no litoral pernambucano, segundo balanço divulgado ontem.