Topo

'Vamos chegar ao responsável', diz Mourão sobre óleo no Nordeste

O vice-presidente Hamilton Mourão - Leco Viana/TheNews2/Estadão Conteúdo
O vice-presidente Hamilton Mourão Imagem: Leco Viana/TheNews2/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

25/10/2019 09h39

O vice-presidente Hamilton Mourão disse que o governo vai encontrar o responsável pelo óleo que atingiu centenas de pontos no litoral nordestino. Em entrevista à Globonews, Mourão disse que a Interpol ajuda a investigar o caso.

"Nós temos um trabalho de paciência, de cruzamento de dados. Mas nós vamos chegar lá, nós vamos chegar ao responsável", declarou.

Questionado se o governo demorou para reagir ao problema, Mourão disse que o caso era "atípico" porque não houve nenhum tipo de alerta.

"De uma hora para outra, essas placas de óleo pesado, que se deslocam por baixo d'água, começaram a chegar nas nossas praias (...) Então, quando começou a ter um número maior de incidentes, se acendeu efetivamente a luz vermelha, e a partir daí foi acionado o Plano Nacional de Contingência", destacou.

Ele nega ter havido demora para acionar o plano de contingência. "Ele foi acionado a partir do momento em que nós verificamos que era um incidente que transcendia um mero estado e muito pelo contrário, ele começou a abranger várias praias do litoral nordestino. Então, a partir desse momento, de acordo com o plano, o Ministério do Meio Ambiente é a autoridade nacional, e por ser incidente de mar, a coordenação passa para a Marinha."

Ontem, o ministro do Meio Ambiente reafirmou que o óleo é venezuelano. Perguntado se o governo de Nicolás Maduro pode ajudar a localizar o culpado, Mourão disse que um contato com o país vizinho "sempre é possível".

"A Venezuela entrega petróleo dela para Cuba e para alguns países da América Central. Então, nem ela sabe ou poderia dizer se o petróleo efetivamente saiu de lá", ressaltou.

Segundo ele, a Marinha está fazendo um cruzamento de dados com informações de satélites, com apoio de outros países, Interpol e autoridades marítimas internacionais.