Topo

Venezuela diz que Brasil não pediu apoio e questiona origem de óleo no NE

Na praia, no Pernambuco: óleo por todos os lados - iStock
Na praia, no Pernambuco: óleo por todos os lados Imagem: iStock

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

25/10/2019 06h04

Resumo da notícia

  • PDVSA declara que não recebeu pedido de ajuda nas investigações
  • Estatal de petróleo da Venezuela afirma que nem amostras do óleo foram enviadas
  • Governo brasileiro diz que óleo que atinge o país é da Venezuela

A PDVSA, empresa estatal de petróleo da Venezuela, afirmou ontem que não recebeu pedido de ajuda nas investigações nem amostras do óleo que surgiu nas praias do Nordeste brasileiro para análise. A empresa cobrou a identificação do petroleiro que teria vazado o produto e criticou a "certeza" do governo brasileiro sobre a origem do material achado desde o final de agosto na costa nordestina.

"A PDVSA informa à opinião pública nacional e internacional que não recebeu um pedido de apoio para determinar se o petróleo detectado realmente corresponde a alguma das segregações comerciais de petróleo bruto exportadas pela Venezuela, razão pela qual é improvável a apresentação de qualquer tipo de opinião ou análise unilateral com resultados tendenciosos e irresponsáveis", diz a empresa em comunicado oficial.

Na quarta-feira, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que iria pedir para a Venezuela se pronunciar na OEA (Organização dos Estados Americanos) sobre o vazamento do óleo.

Ontem, questionado pelo UOL após visita a Barra de São Miguel, no litoral sul de Alagoas, Salles não respondeu se o Brasil chegou a pedir apoio da Venezuela nas investigações e ainda atacou o país a dizer que o fato de ele escoar sua produção de "forma clandestina" dificultava a investigação brasileira. Salles voltou a garantir que não há dúvidas de que o óleo é venezuelano.

O UOL também solicitou à Marinha do Brasil, nos dias 21 e 22, informações se houve pedido oficial do estado para que a Venezuela ajudasse na investigação, mas não teve retorno. A Marinha é o órgão responsável pela investigação sobre o vazamento do óleo no mar.

Pessoal qualificado

A PDVSA ainda diz na nota que possui "pessoal qualificado, a tecnologia e os recursos materiais que oferece ao governo brasileiro para cooperar na determinação da verdadeira origem do petróleo registrado nas praias do nordeste do país sul-americano."

"Lamentamos que um evento dessa natureza pretenda ser distorcido do contexto ambiental para levá-lo a um nível político, na tentativa de incriminar a Venezuela e afastar-se da questão central, pois representa a preservação do meio ambiente e dos recursos renováveis e não renováveis."

A empresa estatal venezuelana deixa claro que não há como o petróleo achado no Nordeste ter saído do país, já que a área de petróleo mais próxima do Brasil é o Golfo de Paria, que está localizada a 2.500 quilômetros do estado do Maranhão.

"Esta região tem a influência da corrente norte do Brasil e da corrente da Guiana, cujo deslocamento para cima, na direção sul-norte, apresenta velocidades de 0,3 a 0,7 nós, o que impediria que qualquer ponto de óleo se movesse em direção à área afetada na direção oposta", explica.

"Da mesma forma, no caso de petróleo bruto ou produtos exportados por nosso país e vendidos pela PDVSA a qualquer um de nossos clientes, a empresa solicita que o petroleiro responsável por essa ação seja identificado, com o objetivo de iniciar investigações nas instâncias correspondentes e sancionar os responsáveis por qualquer infração ou crime, se aplicável", completa.

Tentativa de "politizar"

No texto, a PDVSA ainda "rejeita as acusações feitas pelo governo da República Federativa do Brasil que pretendem politizar e responsabilizar a República Bolivariana da Venezuela pelos traços de petróleo que afetam a costa nordeste do país desde o início Setembro de 2019."

Para o governo venezuelano, as declarações de Ricardo Salles mostram "pouco interesse e poucas medidas de proteção ambiental do Governo da República Federativa do Brasil, tanto em suas costas quanto no resto do ecossistema natural brasileiro."

"Essas declarações de altos funcionários do governo brasileiro apontam para a manipulação de informações e têm um forte viés político para atacar o governo da República Bolivariana da Venezuela diante de organizações internacionais das quais não faz parte", diz o comunicado.