Topo

Esse conteúdo é antigo

Jane Fonda compara Brasil e EUA e diz se inspirar em Greta Thunberg

Atriz americana já foi presa quatro vezes por protestar em favor de políticas mais duras contra as mudanças climáticas - Siphiwe Sibeko/Reuters
Atriz americana já foi presa quatro vezes por protestar em favor de políticas mais duras contra as mudanças climáticas Imagem: Siphiwe Sibeko/Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/12/2019 23h44

A atriz Jane Fonda, presa quatro vezes por protestar em favor de políticas mais duras contra as mudanças climáticas, vê semelhanças entre os governos de Brasil e Estados Unidos e diz se inspirar na ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos. Jane até se mudou para Washington, DC, apenas para poder continuar indo às manifestações.

"Vocês no Brasil estão na mesma situação [que os americanos]", disse a atriz em entrevista ao Fantástico, da TV Globo. "Vocês têm a Floresta Amazônica que o presidente [Jair Bolsonaro] está permitindo que seja queimada. Mas reconheço que é mais difícil [protestar] porque o governo brasileiro está mais disposto a usar a violência", completou.

Quanto a Greta, a americana de 81 anos foi só elogios. "Fui muito inspirada pelos jovens, especialmente pela Greta. Eu sabia que Greta estava certa e que era hora de sair da minha zona de conforto e fazer alguma coisa."

Jane ainda citou conquistas de outros movimentos sociais, como o feminismo, mas frisou que "a luta não acabou". A atriz também não pretende abandonar o ativismo tão cedo: "Pelo menos vou morrer sabendo que dei meu melhor e usei a minha fama para tentar evitar um desastre", disse. "Provavelmente vou completar 82 anos na cadeia".