Topo

Esse conteúdo é antigo

Luz artificial e excesso de pesticida ameaçam vagalumes, alerta pesquisa

Pesquisadores acreditam que este estudo pode ser um "primeiro passo" para conservar os vagalumes - iStock
Pesquisadores acreditam que este estudo pode ser um "primeiro passo" para conservar os vagalumes Imagem: iStock

Do UOL

05/02/2020 13h45

Milhares de espécies de vagalumes podem estar em risco de extinção em decorrência do excesso do uso de pesticida e luz artificial pelos seres humanos — de acordo com um novo estudo publicado na revista BioScience.

A pesquisa ouviu especialistas de diversas regiões para identificar as principais ameaças que estão gerando queda no número de vagalumes no planeta e descobriram que "a perda de habitat, o uso de pesticidas e a luz artificial" produzidas pelos seres humanos são as maiores preocupações.

"A poluição luminosa atrapalha os rituais de acasalamento dos vagalumes", explicou à CNN Avalon Owens, doutorando em biologia e coautor do estudo.

Isso porque a bioluminescência de um vagalume é usada para atrair o sexo oposto, mas com a luz artificial de casas, telas e letreiros numa cidade grande a localização de um parceiro em potencial é prejudicada.

A perda do habitat natural é decorrência do avanço das áreas urbanas sobre a natureza e o uso de pesticidas mata não só os vagalumes como suas presas, dificultando a alimentação da espécie.

Os pesquisadores responsáveis pela pesquisa alertam que é necessário estabelecer programas de monitoramento para rastrear as tendências populacionais de vagalumes a longo prazo, além de preservar o habitat da espécie, reduzir o uso de pesticidas e desenvolver diretrizes para o turismo sustentável.

No entanto, o estudo alerta que seus resultados devem ser interpretados com cautela, porque não apresentam "um censo do estado letal da população de vagalumes", mas reúnem "apenas a opinião dos especialistas".

Os pesquisadores acreditam que este pode ser um "primeiro passo no processo" de entender o estado atual das populações de vagalumes do mundo.