Topo

Barril similar ao que surgiu em setembro é achado com óleo em praia de SE

Barril com óleo encontrado na praia do Jatobá, no Sergipe - Divulgação
Barril com óleo encontrado na praia do Jatobá, no Sergipe Imagem: Divulgação

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

17/02/2020 21h06

Resumo da notícia

  • Adema ainda não sabe se o material tem relação com manchas do ano passado
  • Aparência e cor de barril remete aos tambores encontrados em setembro de 2019
  • De acordo com Ibama, mais de mil locais foram afetados por vazamentos

Um barril com óleo derramado foi encontrado na tarde de hoje na praia do Jatobá, no município de Barra dos Coqueiros, no litoral de Sergipe. A informação é da Adema (Administração Estadual do Meio Ambiente), que informou ainda não saber se o material é o mesmo ou tem relação com as manchas de óleo que apareceram no litoral do Nordeste, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O barril tem aparência e cor similares aos dos tambores que apareceram em setembro de 2019 em Aracaju e na mesma Barra dos Coqueiros.

Uma investigação da Marinha apontou que o material dos barris era diferente daquele que causou as manchas de óleo no litoral. Já outra análise, feita pela UFS (Universidade Federal de Sergipe), sugeriu algo diferente da Marinha, apontando uma possível ligação entre os barris e o óleo vazado que contaminou o litoral.

Tambor foi recolhido pela Marinha

Após o aparecimento de hoje, equipes da Adema, da Marinha, da Secretaria de Meio Ambiente de Barra dos Coqueiros e da PF (Polícia Federal) foram acionadas e foram até o local colher informações que ajudem na busca da origem do barril. O tambor foi recolhido pela Marinha.

Segundo informou o presidente da Adema, Gilvan Dias, não foi possível hoje realizar o procedimento ambiental chamado raspagem. "Logo cedo retomaremos com equipe e material necessário para fazer a raspagem do solo e retirada do produto contaminante", afirmou.

De acordo com o último boletim do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis), de 14 de fevereiro, foram 1.009 locais afetados pelo óleo em 131 municípios em 11 estados até o momento.

Em janeiro, o UOL contou em reportagem que banhistas ainda revelavam contaminação com óleo no mar em estados como Bahia, Pernambuco e Alagoas.