Topo

Esse conteúdo é antigo

Espécie rara de arraia é avistada na Austrália e intriga mergulhadores

A arraia pode chegar a quatro metros de comprimento - Reprodução/Instagram
A arraia pode chegar a quatro metros de comprimento Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

02/05/2020 20h43

Mergulhadores da Grande Barreira de Coral, na Austrália, avistaram duas vezes em questão de semanas uma espécie rara de arraia-águia (Aetomylaeus vespertilio).

Cientistas não sabem exatamente quantos espécimes existem, apenas que a população caiu pela metade nos últimos 45 anos devido à pesca nos oceanos Índico e Pacífico.

A primeira a avistar a misteriosa criatura desta vez foi a bióloga marinha Jacinta Shacketon, que conseguiu filmar o animal. "Uma arraia-águia tomando um sol hoje. Esse foi um primeiro encontro de uma espécie rara incrivelmente especial para mim, e eu nunca vou esquecer. A situação atual me fez perceber como tenho sorte de passar tanto tempo na natureza", postou no dia 25 de março.

Não é só a raridade do encontro que impressiona quem vê a arraia. Também é o tamanho: o animal pode chegar a 2,40 metros de envergadura e até 4 metros da cabeça até a ponta da cauda.

Em entrevista ao jornal Newsweek ela falou sobre como ficou emocionada com o encontro: "A ilha estava temporariamente fechada para visitantes por conta da covid-19, e aquela era minha última manhã na água. Então foi uma despedida muito especial!"