Topo

Esse conteúdo é antigo

Mourão admite aumento do desmatamento e queimadas no Brasil

Queimadas na Amazônia - Joao Laet / AFP
Queimadas na Amazônia Imagem: Joao Laet / AFP

Do UOL, em São Paulo

04/06/2020 21h08

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, fez o mea culpa e admitiu hoje em entrevista para jornalistas que o desmatamento e as queimadas no Brasil seguem aumentando.

Mourão, que é responsável Responsável pelo Conselho Nacional da Amazônia, salientou que o "negacionismo não leva a nada" e destacou a apreensão de 7 mil metros cúbicos de madeira na Amazônia durante a segunda fase da Operação Verde Brasil.

"Foram em torno de 50 caminhões apreendidos, embarcações e muitas motosserras, que posteriormente vão ser leiloadas ou doadas às prefeituras para serem utilizadas da melhor forma", disse o vice-presidente, apontando também que já foram aplicados mais de R$ 18 milhões em multas.

A Operação Verde Brasil foi a primeira decisão tomada pelo Conselho Nacional da Amazônia, cujo objetivo principal é combater o desmatamento ilegal e as queimadas na região.

Na coletiva, Mourão fez o "mea culpa" ao afirmar que "deveríamos ter dado mais atenção [para a Amazônia] desde o começo da operação", complementando que as Forças Armadas poderiam ter permanecido no combate desde 2019.