Topo

Esse conteúdo é antigo

Marinha diz que óleo apareceu no ES; análise indica mesmo tipo de 2019

Manchas de óleo voltaram a aparecer em praias de Alagoas e Pernambuco e agora foram encontradas no Espírito Santo - Divulgação/ICMbio
Manchas de óleo voltaram a aparecer em praias de Alagoas e Pernambuco e agora foram encontradas no Espírito Santo Imagem: Divulgação/ICMbio

Do UOL, em São Paulo

29/06/2020 22h14

A Marinha do Brasil divulgou nota sobre o aparecimento de manchas óleo em praias do Nordeste nos últimos dias e declarou que hoje também foram encontrados vestígios de óleo no litoral do estado do Espírito Santo, na praia de Guriri, localizada na cidade de São Mateus.

Ainda segundo a Marinha, "as amostras analisadas, até o momento, indicam ser o mesmo tipo de óleo que chegou à costa brasileira, em 2019, podendo decorrer do desprendimento de resíduos que se encontravam depositados no leito oceânico devido às condições do mar, corrente e ventos intensos observados".

Desde 19 de junho, manchas de óleo começaram a aparecer em praias de Alagoas e Pernambuco. Segundo o governo pernambucano, as primeiras avaliações técnicas apontaram que o material encontrado em uma das praias é proveniente de manchas de petróleo que atingiram o litoral do Nordeste no ano passado, naquele que é tido como o maior desastre ambiental da história do país.

Na nota divulgada hoje, a Marinha também afirmou que os fragmentos de óleo permanecem sendo monitorados e removidos, com amostras recolhidas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).