Topo

Esse conteúdo é antigo

DiCaprio critica Bolsonaro sobre Amazônia e Salles diz: 'Vai pôr dinheiro?'

11.mai.2020 - O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante coletiva de imprensa sobre a Operação Verde Brasil - Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo
11.mai.2020 - O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante coletiva de imprensa sobre a Operação Verde Brasil Imagem: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/09/2020 08h30

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi ao Twitter responder a uma publicação do ator Leonardo DiCaprio, que mais uma vez fez campanha em favor da Amazônia e contra o presidente Jair Bolsonaro. O norte-americano postou hashtags a favor do movimento "defund Amazonia", para que países e empresas cortem financiamentos e questionem o tema, em um momento de alta no desmatamento. Uma delas diz: "Amazônia ou Bolsonaro?".

Salles marcou DiCaprio em uma publicação, apresentou o programa "Adote um Parque" — que estabelece a participação de empresas estrangeiras para preservação de 132 unidades de conservação federais da Amazônia — e questionou: "Você vai colocar seu dinheiro onde sua boca está?".

No vídeo da campanha, publicado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e retuitado pelo ator, pede-se que empresas e governos se questionem. Uma voz pergunta: "De que lado você está?". Enquanto isso, a imagem mostra as palavras "Amazon or Bolsonaro?" (Amazônia ou Bolsonaro?).

DiCaprio é uma das celebridades que têm se envolvido na causa e frequentemente faz publicações sobre meio ambiente, criticando o governo Bolsonaro. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem sendo alvo de escrutínio internacional devido ao desmatamento e às queimadas.

Salles também foi alvo de críticas, ao dizer na reunião ministerial de 22 de abril que o governo deveria aproveitar o momento de pandemia para "passar a boiada" e simplificar normas.