Topo

Esse conteúdo é antigo

Queimada no Pantanal faz Funai retirar indígenas de reserva no MT, diz TV

Do UOL, em São Paulo*

14/09/2020 14h43Atualizada em 14/09/2020 15h06

As queimadas na região do Pantanal obrigaram a Funai (Fundação Nacional do Índio) a retirar às pressas 45 indígenas de quatro aldeias da reserva Tereza Cristina, em Santo Antônio de Leverger (MT), segundo a TV Centro América.

O grupo foi retirado ontem e teve o destino dividido entre a Casai (Casa da Saúde Indígena) - sete deles - e a residência de parentes na Reserva Indígena Tadarimana - o restante do grupo, no município de Rondonópolis.

Os incêndios estão destruindo a vegetação nativa no Pantanal, vitimando também a fauna. O número de focos de incêndio é o maior no Mato Grosso do Sul desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) passou a monitorar as queimadas, segundo a Agência Estado.

Estado de emergência

O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), decretou hoje situação de emergência em razão dos incêndios no Estado.

Ao menos 79 municípios sul-mato-grossenses e 1,4 milhão de hectares foram atingidos, incluindo áreas de proteção ambiental e de preservação permanente, de acordo com a publicação.

A situação de emergência vai durar por 90 dias. Isso fortalece ações conjuntas das Defesas Civil estadual e federal. Planos de trabalho vão nortear as ações de combate aos incêndios florestais em todos os 79 municípios, incluindo questões financeiras, de contratação de brigadistas, aluguel de aeronaves e até de custear equipes de outros estados que virão para trabalhar. É uma ação conjunta.
Reinaldo Azambuja

Com a determinação, ficam dispensados de licitação contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre e de prestação de serviços e de obras relacionadas à operação, desde que possam ser concluídas em prazo máximo de 90 dias.

Além disso, a publicação autoriza a atuação de voluntários nas ações de resposta ao desastre e na realização de campanhas para angariar e distribuir doações a atingidos, mediante coordenação da Defesa Civil.

*Com informações da Agência Estado