Topo

Esse conteúdo é antigo

PF apura responsabilidade criminal de autores das queimadas no Pantanal

PF deflagra operação contra crimes ambientais decorrentes das queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul - Divulgação/PF
PF deflagra operação contra crimes ambientais decorrentes das queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul Imagem: Divulgação/PF

Do UOL, em São Paulo

14/09/2020 11h54

A Polícia Federal deflagrou hoje uma operação para apurar a responsabilidade criminal pelas queimadas na região do Pantanal.

A ação, batizada de Matáá, conta com a participação de 31 policiais federais, que buscam cumprir dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Corumbá e Campo Grande (MS). As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Corumbá.

Foram realizadas perícias nas áreas afetadas e oitivas dos envolvidos.

De acordo com a corporação, foi possível identificar o início e a evolução diária dos focos de queimadas da região após análise de imagens de satélites e sobrevoo das áreas.

O dano ambiental apurado supera mais de 25 mil hectares do bioma pantaneiro.

Durante a investigação, para chegar aos locais das queimadas localizados no interior do Pantanal, foram utilizadas aeronaves e embarcações da PF.

Os investigados poderão responder pelos crimes de dano a floresta de preservação permanente, dano direto e indireto a Unidades de Conservação, incêndio e poluição, cujas penas somadas podem ultrapassar 15 anos de prisão.

Matáá significa fogo no idioma guató, em referência aos índios pantaneiros Guatós que vivem nas proximidades das áreas atingidas.