Topo

Em meio a recordes de queimadas, senadores e Salles sobrevoam Pantanal

Queimadas assolam região do Pantanal no Mato Grosso do Sul - Divulgação/PrevFogo/MS
Queimadas assolam região do Pantanal no Mato Grosso do Sul Imagem: Divulgação/PrevFogo/MS

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

03/10/2020 12h47

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e senadores da comissão externa que acompanham queimadas no Pantanal fizeram um sobrevoo na região de Corumbá (MS), na manhã deste sábado (03). Os incêndios naquela região bateram recordes em nove meses e são os maiores em 23 anos.

Salles é pressionado por organismos internacionais e foi convidado a participar de uma audiência com a comissão. Além disso, os senadores aprovaram um requerimento para que ele preste informações, em até 30 dias, sobre multas aplicadas pelo Ibama contra queimadas no Pantanal e Amazônia.

No mês passado, o UOL mostrou que, a três meses do fim do ano, o governo Jair Bolsonaro (sem partido) gastou apenas 36% dos valores autorizados para combater queimadas.

"É um momento claro de união de esforços para que a gente possa planejar. O governo federal fez o aumento de brigadistas, trouxe as aeronaves, mas precisamos ver o que a mais pode ser feito para o próximo ano", disse Salles.

Além de Salles, estiveram na visita os senadores: Nelson Trad (PSD-MS), Simone Tebet (MDB-MS), Soraya Thronicke (PSL-MS) e Wellington Fagundes (PL-MT). A comissão convidou os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Tereza Cristina (Agricultura), mas eles não foram e enviaram representantes. O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) também foi convidado, mas não participou.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) e autoridades locais participaram também. Em setembro, Salles e membros da comissão tinham visitado o Pantanal mato-grossense.

"O objetivo principal dessa ida da bancada do Mato Grosso do Sul a Corumbá junto com autoridades federais, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é ouvir da comunidade local. Quem conhece do Pantanal é o homem e a mulher pantaneira. Queremos ouvir todos os setores de todos os lados", disse Simone Tebet.

O Pantanal é a maior planície úmida do mundo e se localiza nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A região sofre com queimadas ilegais e a estiagem que se estende até o final de outubro.