Topo

Esse conteúdo é antigo

Lista vermelha mostra recuperação de bisão e extinção de 31 espécies

Quantidade de bisões triplicou na Europa - Rafa? Kowalczyk / Nature
Quantidade de bisões triplicou na Europa Imagem: Rafa? Kowalczyk / Nature

Colaboração para o UOL

10/12/2020 15h20

A lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) é a avaliação mais confiável sobre animais e plantas que estão em extinção no mundo. A organização divulgou hoje uma atualização e, ao todo, 31 espécies foram listadas como extintas. Mas a situação do Bisão europeu, o maior mamífero terrestre, melhorou.

Entre as 31 espécies extintas, estão três sapos da América Central: a rã arlequim Chiriqui, cujo desaparecimento provavelmente se deve à disseminação de doenças causadas por um fungo; a rã arlequim enrugada, provável vítima de quitridiomicose; e o craugostor myllomyllon, que só teve uma espécie coletada, em 1978.

As 31 extinções também incluem um tubarão que foi descrito formalmente no ano passado. O Carcharhinus obseltus vivia no Mar da China Meridional e foi registrado pela última vez em 1934.

Quinze espécies de peixes de água doce, que normalmente ficam no Lago Lanao, nas Filipinas, estão agora classificadas como extintas.

As plantas também estão sob crescente ameaça e completam a lista vermelha. A IUCN também alertou que três espécies de macadâmia selvagem estão agora ameaçadas de extinção.

Bisões em recuperação

A IUCN informou que a situação do Bisão europeu é menos grave. A espécie está começando a se recuperar graças a esforços de conservação e programas de reprodução

Nos primeiros anos do século passado, o bisão europeu só podia ser encontrado em cativeiro em alguns lugares. Depois da segunda guerra mundial, esses animais foram reintroduzidos na natureza em pequenos números.

Em 2003, havia 1.800 bisões na natureza. No ano passado, o número mais do que triplicou. São 6.200 em 47 rebanhos de vida livre na Polônia, Belarus e Rússia.

Golfinhos amazônicos mais ameaçados

A atualização da IUCN mostrou preocupação com os golfinhos de água doce, inclusive espécies da Amazônia. Eles estão ameaçados por práticas de pesca nocivas, poluição, represamento de rios e problemas crescentes de matança deliberada.

O tucuxi, um pequeno golfinho cinza encontrado na Amazônia, tornou-se uma vítima acidental do uso crescente de redes no sistema fluvial. A IUCN aconselha que essas redes sejam eliminadas e informou que reduzir o número de barragens também ajudaria a espécie.