Topo

Esse conteúdo é antigo

Onça-pintada Amanaci se recupera de queimaduras, mas não volta à natureza

A onça-pintada Amanaci foi sedada para que veterinários pudessem limpar e iniciar tratamento em suas patas - EVARISTO SA / AFP
A onça-pintada Amanaci foi sedada para que veterinários pudessem limpar e iniciar tratamento em suas patas Imagem: EVARISTO SA / AFP

Do UOL, em São Paulo

11/12/2020 16h15

A onça-pintada Amanaci, que virou símbolo da destruição causado pelos incêndios no Pantanal, se recuperou das queimaduras nas patas e recebeu alta hoje. O animal, que não pode voltar ao bioma florestal por danos permanentes nas patas, está em um ambiente com gramado e lago dentro do Instituto Nex, onde recebeu o tratamento.

Amanaci foi encontrada escondida em um galinheiro em Poconé, em Mato Grosso, se escondendo do fogo. A fêmea foi transferida para o Instituto Nex, uma ONG de preservação de animais a 100 quilômetros de Brasília. Lá, ela passou por um tratamento com células-tronco que acelerou a cicatrização de suas feridas, que estavam em carne viva.

Até receber o diagnóstico de alta, Amanaci usava botas de proteção. Foram mais de 70 dias de tratamento.

Amanaci não poderá voltar ao Pantanal porque tendões que lhe permitem expor as garras foram queimados pelos incêndios. A onça-pintada usa as garras para caçar, escalar e segurar sua presa.

O nome Amanaci significa "Deusa da Chuva" na língua tupi-guarani.