Topo

Esse conteúdo é antigo

Espuma verde é vista em praia turística do ES - e isso pode ser perigoso

Fenômeno já havia sido registrado por moradores há cinco dias - Reprodução
Fenômeno já havia sido registrado por moradores há cinco dias Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

08/10/2021 12h39Atualizada em 08/10/2021 12h39

O aparecimento de uma espuma verde no mar da Praia de Manguinhos, no Espírito Santo, tem preocupado os moradores que registraram o fenômeno. A Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Manguinhos, na Serra, Grande Vitória, investiga o caso e colheu amostras da água na quinta-feira (7) para análise.

Especialistas alertam para o risco de contaminação e queimadoras se houver contato com a pele.

O oceanógrafo Ângelo Bernardino recomendou que os moradores evitem o contato com a pele por causa do risco de queimadoras e contaminação, em entrevista ao "BDES", da TV Globo.

São florações de algas que ocorrem normalmente quando tem água parada, alta temperatura e nutrientes como nitrogênio e fósforo, que podem vir de fertilizantes da agricultura, esgoto doméstico. Essas algas podem produzir toxinas e as pessoas devem evitar o contato com essa água

Manguinhos é um dos roteiros turísticos brasileiros que é conhecido pelas praias de águas calmas, ambiente com vasta beleza natural, além de ser um recanto seguro para a desova de tartarugas marinhas.

Mas não é este o cenário que os moradores têm encontrado. Para a bióloga Morena Joffily, a situação é de descaso do poder público e privado. Ela afirmou à emissora que as águas estão sendo contaminadas por esgoto.

André Carloni Neto, morador do bairro há quase 70 anos, relatou que o mesmo fenômeno também foi visto há cinco dias no rio e no mar, gerando preocupações nos moradores, que aguardam as análises da prefeitura para saberem que medidas serão tomadas.