Topo

Esse conteúdo é antigo

ONU usa dino animado em apelo pró meio ambiente: 'Não escolham a extinção'

Vídeo cita utilização de combustíveis fósseis como uma das causas de possível extinção humana - Reprodução/YouTube
Vídeo cita utilização de combustíveis fósseis como uma das causas de possível extinção humana Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

28/10/2021 13h51Atualizada em 28/10/2021 15h31

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento divulgou nesta semana, às vésperas da COP16 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021), um vídeo mostrando um dinossauro - parecido com os velociraptors de "Jurassic Park" - "invadindo" a Assembleia Geral da ONU em Nova York (EUA), para alertar aos humanos o perigo da extinção e da emissão de combustíveis fósseis.

Nas imagens, o animal aparece subindo ao púlpito enquanto líderes globais assistem ao seu discurso."Escutem, pessoal. Eu sei algumas coisas sobre extinção e deixe-me dizer a vocês. Vocês podem pensar que isso seja óbvio, mas entrar em extinção não é uma coisa legal. E vocês estão se levando para a extinção?", diz o dino animado.

A mensagem continua com um questionamento aos governos sobre os subsídios em relação aos combustíveis fósseis.

Em 70 milhões de anos, essa é a coisa mais ridícula que eu já ouvi. Ao menos nós tivemos um asteroide. Qual é a desculpa de vocês? Vocês estão se encaminhando para um desastre climático e ainda, todos os anos, os governos gastam centenas de bilhões de fundos públicos em subsídios aos combustíveis fósseis. Imagine se nós [dinossauros] tivéssemos gasto centenas de bilhões por ano subsidiando meteoros gigantes. É o que vocês estão fazendo agora.

O discurso ainda cita o retorno da economia de diversas nações em um cenário pós-pandemia como uma oportunidade de mudança.

Então está aqui minha ideia selvagem: Não escolham a extinção. Salvem as suas espécies antes que seja tarde demais. É hora para que vocês, humanos, parem de criar desculpas e comecem a fazer mudanças.

O vídeo, dublado por Jack Black em inglês, termina com a mensagem: "É agora ou nunca".

A COP26 começa no domingo (31), em Glasgow, no Reino Unido. O evento irá reunir representantes de quase 50 países para discutir compromissos globais em relação ao colapso climático.