Topo

Esse conteúdo é antigo

Obama cobra ações efetivas dos governos na COP26

A cúpula em Glasgow, na Escócia, é a primeira do americano desde que contribuiu para concretizar o Acordo de Paris - Reprodução/YouTube
A cúpula em Glasgow, na Escócia, é a primeira do americano desde que contribuiu para concretizar o Acordo de Paris Imagem: Reprodução/YouTube

08/11/2021 11h14Atualizada em 08/11/2021 11h14

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama cobrou hoje ações efetivas dos governos durante a COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). A cúpula em Glasgow, na Escócia, é a primeira do americano desde que contribuiu para concretizar o Acordo de Paris, em 2015.

De acordo com a Associated Press, Obama apareceu em um vídeo para os governantes, antes de sua chegada à cidade. "Estou otimista", disse o ex-presidente. "O que quero continuar a insistir é que não temos tempo a perder", completou.

Obama estava participando de um encontro nas Ilhas do Pacífico, algumas sob risco de desaparecerem com a elevação dos oceanos. O ex-presidente dos EUA falou para um bloco de países que buscam compromissos mais ambiciosos e participou de uma mesa redonda com jovens líderes de fundações, negócios, pesquisa sobre as mudanças climáticas.

Negociação precisa avançar

Não é só Obama que tem percebido a necessidade de ações mais efetivas durante a COP26. O presidente da conferência, Alok Sharma, cobrou, na sexta-feira (5), que as negociações avançassem.

"Não é possível que um grande número de questões não resolvidas continuem assim na semana dois", disse Sharma, em nota publicada pela ONU.

"Neste contexto, faço um apelo aos coordenadores, aos grupos e a todas as delegações que acelerem as discussões nas próximas 24 horas, concentrando esforços no conjunto equilibrado de questões que são críticas para o que precisa ser alcançado aqui em Glasgow", afirmou.