Topo

Esse conteúdo é antigo

Na COP26, Eliziane diz que outros países 'confiam no Brasil, desconfiando'

Eliziane Gama em evento da COP26 - Reprodução/Twitter
Eliziane Gama em evento da COP26 Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em Brasília

09/11/2021 09h43

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) disse que os outros países na COP26, a 26ª Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas, percebem com desconfiança as propostas feitas pelo Brasil. O evento acontece em Glasgow, na Escócia.

"As pessoas acreditam desconfiando. Foi importante a assinatura desses acordos, mas é preciso entender quais as ações que o governo vai fazer para materializar esse acordo", falou em entrevista para a Globo News.

Na semana passada, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou que o Brasil irá se comprometer a reduzir em 50% a emissão de gases do efeito estufa.

Superficialmente, o 50% parece um aumento do antigo número de 43% que o governo federal tinha estabelecido como meta. Mas, como especialistas e ativistas apontaram, a medida é uma "pedalada ambiental" e 50% já era a ambição do Brasil em 2015 para reduzir a produção de poluentes.

Além disso, a comissão de Jair Bolsonaro (sem partido) foi criticada por não apresentar um projeto sobre como seria possível cortar as emissões de gases do efeito estufa no país.

Não tem como vir à COP sem apresentar na prática a disposição para o acordo ser cumprido, é muito nítida a descrença generalizada em relação ao Brasil, que já foi vanguarda e fundamental na política mundial. Infelizmente, hoje é pária e fica em último plano".
Eliziane Gama

Crise de imagem do Brasil

A senadora apontou que a prioridade do Brasil na COP26 parece ser remendar como é visto pelos outros países do evento. "O próprio ministro do Meio Ambiente fica em segundo plano para o Itamaraty tentar reduzir a imagem muito ruim que o Brasil tem em nível internacional", disse.

"A ação substancial vem do ministério do Meio Ambiente, mas ele não assumiu esse protagonismo, porque não se interessa por essa pauta", criticou sobre a falta de projeto do Brasil para o meio ambiente. Eliziane reforçou que a ida da oposição à COP26 não é "para falar mal, mas falar a realidade".