Exclusivo para assinantes UOL

O estágio final na Síria: A batalha sangrenta de Assad para se manter no poder

Christopher Reuter

  • 24.jul.2012 - Bulent Kilic/AFP

    Com medo da violência que atinge o país, sírios correm enquanto helicóptero militar sobrevoa a cidade de Aleppo, nesta terça-feira (24)

    Com medo da violência que atinge o país, sírios correm enquanto helicóptero militar sobrevoa a cidade de Aleppo, nesta terça-feira (24)

O presidente Bashar al-Assad está perdendo o controle do poder na Síria e tem respondido promovendo morte e destruição entre seus oponentes. Com a situação mudando a favor dos rebeldes, ele parece capaz apenas de intensificar a violência.   Tudo está muito quieto. As cigarras e pássaros foram silenciados e tudo o que se pode ouvir é o som do vento farfalhando entre as árvores --apenas ocasionalmente interrompido pelo barulho das persianas de metal e placas crivadas de buracos de bala. Mas vozes humanas, sons de carros e todos os outros sons associados a uma cidade se foram.   No lugar deles está um zumbido esporádico que se aproxima e então passa acima da cabeça. às vezes você nem mesmo tem esse alerta antes do estrondo de uma explosão cortar o ar e o solo sacudir a meio quilômetro de distância. Isso acontece repetidas vezes, 20 vezes, 150 vezes, até mesmo 550 vezes por dia. Toda vez, 50 quilos de aço e explosivos destroem muros, dizimam prédios e lançam chuvas de estilhaços no ar, rasgando toda a vida ao redor.

UOL Cursos Online

Todos os cursos