
22/01/2004 20h08

Novo celular transmite sons pelos ossos do crânio

Da Redação Em São Paulo

A Sanyo desenvolveu um celular que pode ser usado de forma bastante inusitada: encostado na testa. O recém-lançado TS41 é capaz de conduzir sons pelos ossos.
O novo aparelho é equipado com um dispositivo chamado de "Sonic Speaker", que transmite sons por meio da vibrações que atravessam o crânio que movem a cóclea, órgão do ouvido interno. É uma abordagem diferente da usual, em que as vibrações entram pelo ouvido externo.
Com o novo aparelho, a melhor maneira de falar ao celular no meio de uma multidão ou em lugares barulhentos é tapar os ouvidos com plugues, impedindo a interferência de sons externos.
A tecnologia de transmissão de sons pelos ossos foi desenvolvida pelos japoneses devido aos pedidos dos usuários por aparelhos mais audíveis em lugares barulhentos.
Apesar do avanço tecnológico, o celular custa apenas US$ 73 no Japão.
|
|
|