Publicidade

Boletim grátis
Fique por dentro do que acontece no mundo da tecnologia
Divulgação



AVISO:
Mundo Digital agora é UOL Tecnologia; conheça o novo site
 ÚLTIMAS NOTÍCIAS

12/01/2005 18h20

Samsung lança celular que reconhece gestos

Da Redação
Em São Paulo

A Samsung lançou nesta quarta (12) o primeiro celular que reconhece movimentos tridimensionais -o SCH-S310. O modelo possui um "acelerômetro" embutido, um dispositivo que calcula a movimentação do aparelho e executa os comandos correspondentes.

Divulgação
Novo modelo SCH-S310, da Samsung
Segundo a empresa coreana, uma sofisticada tecnologia de sensoreamento capta a direção e a velocidade em que o celular está se movimentando. O mecanismo vai além de gestos gerais -é capaz de incluir movimentos rápidos e curtos, assim como símbolos alfanuméricos.

De acordo com especialistas, o reconhecimento de formas desenhadas no ar, usando apenas sensores embutidos, é uma tarefa complexa. A Samsung diz que o problema foi resolvido com a criação de um algoritmo capaz de realizar os cálculos necessários.

O SCH-S310 pode discar pelo gesto executado pelo usuário. Para isso, basta "desenhar" o número no ar, agitando o aparelho. Chacoalhar o celular duas vezes termina uma conversa ou apaga mensagens de texto. Se a pessoa gestualizar um "O" ou um "X", o aparelho responde "sim" ou "não", com uma mensagem de voz. Um movimento curto e rápido para a direita avança uma faixa quando o celular está tocando música; o mesmo movimento para a esquerda retrocede.

O aparelho também aceita a inserção de dados por meio do teclado, da tela (por toque) e reconhecimento de voz. Para a empresa, no entanto, o reconhecimento de movimentos será uma interface revolucionária em um futuro breve, alterando o design e os recursos dos aparelhos.

A novidade, no entanto, levanta dúvidas em especialistas. "O truque está na implementação", disse John Jackson, do Yankee Group, ao site de tecnologia "Technology News". "O que você pode fazer com isso? Que problemas isso resolve ou potencialmente pode resolver?", questiona.

O SCH será lançado em março, na Coréia, e ainda não há previsão de quanto vai custar.




 

 13/05/2005

15h35 - George Bush virtual canta rap sobre luta contra terrorismo

13h17 - Microsoft inicia testes em ferramenta de segurança

12h36 - Gamers podem construir império virtual com academia de ginástica

12h03 - Firefox aposta em vídeos na web para atrair internautas

11h12 - Tempo de navegação no último ano aumentou para 60% dos internautas

10h20 - Xbox 360 é arma da Microsoft para a guerra dos consoles

 12/05/2005

19h59 - Preços dos computadores devem cair 9,25% com isenção de PIS e Cofins

16h46 - Nova versão do Firefox corrige falhas de segurança

16h07 - Homens conversam mais no celular do que mulheres, diz estudo

14h30 - Volume de transações virtuais cresce 31% no primeiro trimestre