Publicidade

Boletim grátis
Fique por dentro do que acontece no mundo da tecnologia
Divulgação



AVISO:
Mundo Digital agora é UOL Tecnologia; conheça o novo site
 ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16/01/2003 22h01

Anatel é contra repasse de receita das teles aos provedores "gratuitos"

Da Folha Online, em Brasília
Da Folha de S.Paulo, em Brasília
Da Redação, em São Paulo

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pretende evitar que as operadoras de telecomunicações repassem aos provedores gratuitos de Internet parte das receitas que obtêm com a remuneração das suas redes de telecomunicação. Todos os provedores de acesso gratuito são empresas subsidiárias de companhias de telecomunicações.

O superintendente de universalização da Anatel, Edmundo Matarazzo, considera injusto que os usuários dos serviços de telefonia sejam punidos com o subsídio ao acesso à Internet.

"Todos os usuários não podem ter um ônus para que alguns [os usuários de Internet gratuita] se beneficiem", disse, referindo-se aos subsídios.

De acordo com o superintendente, que participou nesta quinta-feira (16) de audiência pública sobre modelos de acesso à Internet, realizada na Anatel, em Brasília, a legislação não permite essa transferência.

Segundo ele, a Anatel poderá negar pedidos de reajuste das operadoras caso constate que as receitas obtidas com os serviços de telecomunicações estão sendo usadas para outro fim, como o de financiar um provedor gratuito de Internet. Pelo contrato das concessionárias de telefonia, as tarifas devem remunerar a empresa pelo serviço de telefonia.

A justificativa da Agência é que, ao transferir receitas para outro serviço, a empresa estaria cobrando "tarifas desnecessárias" de seus usuários que não acessam a Internet.

A Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet) já pediu à Anatel que investigue a transferência de receitas de operadoras de telefonia fixa para provedores gratuitos.

Fim do "sorvedouro"

"A Anatel não tem nenhuma intenção de manter a situação do sorvedouro, sendo contra esse procedimento", disse Matarazzo, deixando clara a posição da Agência sobre o desequilíbrio nas interconexões provocado pelo acesso à Internet.

A transferência de receitas para provedores gratuitos faria parte de um contrato em que o provedor de acesso à Internet é atendido pela rede de uma determinada empresa que, ao receber chamadas, é remunerada pela operadora que originou a ligação, resultando num "sumidouro" de tráfego devido ao grande volume de chamadas recebidas pelos provedores diante das chamadas originadas (leia o texto "Entenda o que é interconexão")

"Não deve existir", disse Matarazzo referindo-se ao sumidouro que desequilibra as chamadas originadas e completadas pelas operadoras de telefonia fixa, forçando a remuneração da rede de quem recebe a ligação. Ele criticou o fato de essas empresas não precisarem se esforçar para conquistar os clientes, focando suas atividades principalmente na remuneração da infra-estrutura.

Pelos contratos das empresas, quando as chamadas originadas superarem 55% do total de ligações recebidas da concorrente, é preciso remunerar a rede para evitar o desequilíbrio de tráfego.

Ele destacou, no entanto, que a Agência não é contra provedores gratuitos de Internet e explicou que o regulamento em discussão na audiência desta quinta não trata "como o provedor vai fazer seu negócio". Segundo o superintendente, existem várias formas de fazer Internet grátis no Brasil, como fazem hoje o Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco, entre outros bancos.

Nesta sexta-feira (17), Matarazzo estará em São Paulo, participando de nova sessão da audiência pública, que acontece no Auditório Espaço Promon (av. Juscelino Kubtscheck, 1.830, Itaim, zona sul), das 8h30 às 17h30.

Nesta audiência, serão discutidas as propostas de regulamentação do acesso à Internet que constam da Consulta Pública 417 (leia a íntegra da CP 417).


Notícias relacionadas:
  • Motorola lança celular baseado em Windows Mobile
  • Reportagem do UOL News apressa "compra" do iG pela BrTelecom
  • Ações da Brasil Telecom caem com notícia de interesse em comprar iG
  • Venda do iG será definida em janeiro
  • Brasil Telecom estuda compra do iG
  • BrTelecom quer comprar por US$ 115 mi empresa sem receita
  • Anatel buscará "saída" para a Brasil Telecom
  • Conflito na Brasil Telecom põe Anatel em xeque
  • Telecom Italia tem razão, diz Miro
  • Brasil Telecom diz que irá ao Cade contra operadora italiana
  • Audiência na Câmara discute modelos de acesso à Internet
  • Miro Teixeira critica Anatel durante abertura da Telexpo
  • Consulta pública para acesso à Web termina neste sábado
  • Apesar do acesso "grátis", internauta inglês prefere serviços pagos
  • Usuários da Telemar e Internet "grátis" reclamam de contas
  • Telemar diz atuar de acordo com a Anatel
  • Abranet propõe plugar 32 milhões de estudantes
  • Telefônica deve abrir provedor gratuito à Web
  • Provedores oferecem Internet para escolas
  • Anatel adia, mais uma vez, término da Consulta Pública 417
  • Internet paga sai mais barata do que a "grátis" na Argentina
  • Internet gratuita fracassa nos EUA e no Canadá
  • Gartner prevê fim da Internet grátis na AL
  • UOL defende a isonomia na Internet e desafia iG
  • Para Abranet, Brasil Telecom e Telemar subsidiam provedores gratuitos
  • Novas regras para Web podem elevar número de usuários em 25%
  • Usuário poderá escolher operadora
  • Anatel prevê novos modelos para acessar a Internet
  • "Todos não podem ter um ônus para que alguns se beneficiem"
  • Anatel promete ser dura com operadora que subsidiar provedor
  • Classes mais baixas patrocinam Internet "grátis" dos mais ricos
  • Todo brasileiro tem direito a e-mail grátis desde 1999
  • Anatel é contra repasse de receita das teles aos provedores "gratuitos"
  • Entenda o que é interconexão
  • O que é e como funciona uma Consulta Pública
  • Consulta Pública 417 propõe novos modelos de acesso à Internet
  • Audiências para discutir regulamentação de acesso à Internet acontecem esta semana
  • Internet gratuita custa caro
  • Abranet alerta para risco de monopólio no acesso à Internet
  • Telefônica recua e libera interconexão para Embratel
  • Anatel quer criar tarifa mensal fixa para Internet
  • Teles condenam disputa e pedem nova regra
  • Conta do acesso gratuito "não fecha", diz provedor
  • iG não comenta contrato nem modelo de negócio
  • Empresas contestam acordo iG-Telemar
  • Não há almoço nem Internet grátis, diz especialista; veja a entrevista
  • Embratel começa a oferecer telefonia fixa local em São Paulo
  • Internet grátis ameaça setor, diz Telefônica
    Disputa entre empresas pode elevar tarifas de telefone, prejudicando usuários de menor poder aquisitivo
  • Presidente da Telefônica apóia parecer sobre fim dos privilégios exclusivos do iG
  • Leia a íntegra do parecer da Seae sobre privilégios exclusivos do iG
  • Seae limita compra do iG pela Telemar
    Órgão público recomenda condição para aprovação da venda
  • Brasil Telecom paga R$ 50 milhões pelo iBest




  •  

     13/05/2005

    15h35 - George Bush virtual canta rap sobre luta contra terrorismo

    13h17 - Microsoft inicia testes em ferramenta de segurança

    12h36 - Gamers podem construir império virtual com academia de ginástica

    12h03 - Firefox aposta em vídeos na web para atrair internautas

    11h12 - Tempo de navegação no último ano aumentou para 60% dos internautas

    10h20 - Xbox 360 é arma da Microsoft para a guerra dos consoles

     12/05/2005

    19h59 - Preços dos computadores devem cair 9,25% com isenção de PIS e Cofins

    16h46 - Nova versão do Firefox corrige falhas de segurança

    16h07 - Homens conversam mais no celular do que mulheres, diz estudo

    14h30 - Volume de transações virtuais cresce 31% no primeiro trimestre