Record e Globo travam "guerra de imagem" em Portugal

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

Depois do horário nobre, Globo e Record levaram a batalha por exposição da própria marca também em Portugal. As duas emissoras estão gastando um dinheiro razoável não só em publicidade, mas também em novas sedes.

Assim que o passageiro deixa o terminal do aeroporto de Lisboa, a primeira coisa que vê é um gigantesco logotipo da Record cobrindo o prédio do antigo hotel Luxor. Também a cinco minutos da chamada "cidade baixa", o imenso logotipo da Globo também enfeita um prédio novo em folha, cujo térreo será ocupado pelos estúdios da emissora.

Nenhuma das duas TVS divulga investimentos. A Globo estreia sua nova sede portuguesa no próximo semestre, preocupada com o crescimento da Record Internacional naquele país. A Record cresceu justamente à sombra da saída da Globo do "line-up" dos pacotes básicos de TV paga.

Como a emissora passou a cobrar como um "canal premium", a Record abriu seu sinal a todos pacotes de TV paga. Por isso mesmo a Record pode até se gabar por ser a maior TV brasileira no exterior, mas a Globo tem um faturamento infinitamente maior com assinantes de seu canal internacional.

A nova sede da Globo vai abrigar ainda uma lojinha com produtos de grife própria. Hoje só há uma lojinha dessas no Brasil (no shopping Barra Sul).

A Record passou a investir mais em Portugal nos últimos três anos. A curva de investimento acompanha a curva de crescimento da Igreja Universal naquele país. A igreja de Edir Macedo tem se expandido em Portugal justamente na população mais pobre, como, por exemplo, os imigrantes oriundos de países africanos.

 

Megale vai para Bandnews em Nova York; veja outras mudanças

Grande mudança no rádio a partir do próximo mês. Luiz Megale, voz conhecida das manhãs da Bandnews FM, vai mudar para Nova York. Nos próximos dias o locutor deve se despedir da bancada que dividiu nos últimos anos com Ricardo Boechat, Eduardo Barão, Tatiana Vasconcellos, entre outros. Procurado, o comunicador disse não poder comentar a mudança ou informar datas. Fernando Solano vai substitui-lo.

Além de Megale, que deve passar os próximos dois anos fora, a Band também terá correspondente em Paris, Sonia Blota, e em Buenos Aires (Sérgio Gabriel).

Além da Bandnews, Luiz Megale trabalhou na rádio Jovem Pan e editora Abril.

Na Bandnews FM, comandou coberturas do Pan 2007, Pequim 2008 e Copa do Mundo da África em 2010. Aos sábados, apresenta também, ao lado do publisher Marcelo Duarte, o "É Brasil que Não Acaba Mais" --sobre curiosidades, "baixa" gastronomia e comportamento.

 

Quem é legal

"O Astro"

Uma grande novela, sem dúvida, pena que seja um remake. Mas a verdadeira importância desse remake é que ele pode ter criado a 6ª faixa horária de novelas da Globo. Claro que novela é um produto caro de fazer, mas é o segundo mais caro de se anunciar (só perde para o futebol).

Quem irrita

A onda de remakes

A TV brasileira virou o epicentro do saudosismo dramático. Onde está a criatividade? Onde estão os novos autores? Quando veremos uma nova geração de novelistas produzindo conteúdo inédito? A TV brasileira, a Globo, especialmente, está se tornando uma TV de reprises e remakes. Depois do "Vale a Pena Ver de Novo", agora temos de aceitar a decisão da emissora de que Vale a Pena Gravar Tudo de Novo?

 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos