Globosat trabalha contra entrada do Fox Sports em pacote básico

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Se depender da Globosat, o megainvestimento da Fox no Brasil, com o lançamento do canal Fox Sports, estimado em US$ 200 milhões até 2014, não terá resultado no curto prazo. A Globosat trabalha nos bastidores para que os executivos do Fox Sports não consigam instalar o novo canal esportivo no pacote básico de todos os assinantes da TV paga.

A ideia da NewsCorp era que o Fox Sports entrasse imediatamente no line-up de todos os assinantes, mas a empresa, que pertence ao australiano Rupert Murdoch, já sentiu que o poder de fogo da Globosat contra suas intenções é bem maior do que o de rivais que encontrou em outros mercados do mundo.

 

A pouco mais de 3 semanas da estreia, o Fox Sports só tem garantida a estreia na casa de um em cada 4 assinantes da TV paga no Brasil. Isso porque essas cerca de 3,5 milhões de assinaturas já têm o canal Speed, que será substituído no dia 5 de fevereiro pelo Fox Sports.

O Grupo Fox gostaria muito de uma estreia em grande estilo, mas não deve pressionar as operadoras excessivamente, para que incluam o FS em todos os pacotes. Isso porque a Fox tem planos de médio e longo prazo, e sabe que pode demorar de cinco a dez anos para atingir toda a base de assinantes da TV paga brasileira.

Outras parcerias

Embora agora rivais, Globosat e Fox são parceiros de longa data. Na verdade, a Fox é hoje a maior parceira da Globo em filmes, com quem tem em sociedade os canais Telecine.

Mas, dependendo do desenrolar das negociações e do nível de agressividade da parceira Globo nos bastidores, é possível que, nos próximos meses, o Fox responda utilizando como trunfo o contrato de parceria na exibição de filmes, bem como a sociedade nos canais Telecine.

Oficialmente, claro, a Globosat nega qualquer trabalho de bastidores contra o novo concorrente esportivo.

Quem é Legal

History Channel

No ano passado esta coluna criticou esse canal pago por ter se tornado um amontoado de mesmices e repetições, como "Combates Aéreos" e outros programas de guerra. O canal parece ter ouvido a crítica, pois mudou sua programação quase que inteiramente. Agora merece elogios pela alta qualidade do que está pondo no ar. "Trato Feito", "Caçadores de Relíquias", "Mestres da Restauração" são programas sensacionais, e que fazem jus a quem paga para ter uma assinatura de TV.

Quem Irrita

Boni

Outro que já esteve no outro lado da moeda desta coluna, como pessoa "legal". Mas, hoje, vai para o "irritante". Ninguém aqui é a favor do Boninho, mas não deixa de ser constrangedor notar que Boni não perde uma única oportunidade de falar.

 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos