"Chaves" precisa de descanso, diz SBT

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Caiu como um asteroide junto aos milhões de fãs de "Chaves" a informação, dada no último sábado, de que o SBT vai tirar o seriado do ar de segunda a sexta e substituí-lo por um game show (Roda a Roda) comandado por Patrícia Abravanel.

A informação revoltou fãs, que estão desde então postando furiosamente contra o SBT e Silvio Santos (e Patricia) nas redes sociais.

O clima é de desgosto, mas o SBT disse que precisa "preservar" a imagem e a importância de "Chaves". Em outras ocasiões, no passado, Silvio Santos também optou em tirar o humorístico mexicano do ar por algum tempo.

O SBT considerou que está havendo uma "overdose" do seriado na grade, e que achou melhor não desgastá-la ainda mais, confinando-o apenas aos sábados e domingos. A mudança começa a partir do próximo mês.

Hoje o SBT exibe "Chaves" duas vezes por dia: às 13h45 e às 18h15. As duas versões registram uma boa média de cinco pontos na Grande São Paulo (cada ponto vale por 60 mil domicílios na Grande SP).

Uma das versões de "Chaves" será substituída pelo "Roda a Roda" apresentado pela filha de Silvio Santos com ajuda do animador de palco Liminha.

A notícia revoltou os fãs de "Chaves". Somente no sistema de comentários do F5, onde a notícia foi publicada, foram mais de 300 posts, a maioria absoluta contrária à decisão.

"Na última sexta-feira o excelente Cao Hamburger falou, em entrevista, que adora o "Chaves". Isso, vindo do produtor dos ótimos Rá-Tim-Bum e filmes." Hanna Avelar

"Sem "Chaves" vai ser um tiro de bazuca no pé." Lúcio Almeida

"O SBT vai cair do cavalo! O "Chaves" ainda é uma opção boa, diante de tantas porcarias das tvs brasileira." Sergio Giordan

"Adorei a notícia. Agora meu filho vai largar a TV e eu poder assistir a minha novela preferida (na concorrente, é claro)." Ana Oliveira

"Adoro a Patrícia! Mas acho que um ícone do humor como o "Chaves" não pode jamais sair do ar diariamente. É um programa que de 1 a 100 anos todos adoram. Acho que o Silvio logo, logo irá mudar de idéia e achar horários para os dois." Regina K.P. de Oliveira

Esta coluna considera um erro não apenas com "Chaves", mas também com Patrícia. Ela tem sido uma boa apresentadora, escolada, fluente, é bonita, magra e fica bem na TV.

Quem é Legal

"Jornal da Recordnews"

Excelente alternativa noturna para ficar bem informado. O telejornal é bem editadinho, tem o Heródoto de âncora, que é não apenas uma lenda do jornalismo, mas também divertido; e ainda a bonita e bem articulada Andrea Beron: uma dicção admirável. Outra novidade do jornal é colocar em seu fechamento sempre um grupo de música popular brasileira, e nos mais diferentes brasileiros estilos. E o "Jornal da Recordnews" ainda tem na sequência o talk show com Jay Leno, que é sensacional. Meu programa de segunda a sexta.

Quem Irrita

De novo, o beijo gay em novelas

Os autores de novelas devem fazer isso por puro marketing, ou para encher linguiça, mas maaaaaais uma vez um autor da Globo diz que pode colocar um beijo gay em sua trama. Trata-se de João Emanuel Carneiro, que "ameaça" fazer isso com o jogador suburbano Roniquito. Depois que a emissora passar semanas ou meses discutindo a possibilidade, a Globo veta e ficam todos – colunistas e espectadores — com cara de fuinha. Além disso, já aconteceu o mais belo e longo beijo gay da TV brasileira, com a Luciana Vendramini (ah, sim com Giselle Tigre).

P.S. - apesar de parecidíssimas com os suricatos, as fuinhas são mustelídos carnívoros, parentes do texugo e da lontra. Já os suricatos são viverrídeos como o almiscareiro e a geneta.

 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos