Balacobaco

Público gosta, Ibope da Globo sobe e "The Voice" garante 2ª temporada

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Chamou a atenção na emissora a imensa repercussão positiva nas redes sociais e nas mensagens postadas nos sites da Globo para o "song reality" "The Voice Brasil". Ao contrário da última grande estreia da Globo ("Encontro com Fátima"), o novo programa agradou em cheio à maioria absoluta do público e, o mais importante, a direção da emissora.

O programa registrou 15 pontos de média de Ibope na Grande São Paulo. No mesmo horário, os filmes exibidos anteriormente obtinham no máximo 13 pontos. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios assistindo.

"The Voice" começou a ser trabalhado em sigilo completo, na Globo, em março, mas no início de abril surgiram as primeiras pistas de que um novo programa de auditório estava sendo criado, e sob o comando de Tiago Leifert. À época, a CGCom negou a informação.

A preocupação da emissora era em não deixar vazar o formato, já que há uma grande quantidade de outros realities na TV aberta e paga.

Na verdade, a única grande "diferença" de "TVB" é o fato de os jurados não poderem ver os candidatos enquanto eles cantam --portanto, devem escolhê-los pela voz. Mas, como antecipou o colunista Tony Goes, do site F5, essa "surpresa" no formato termina assim que cada "técnico" tiver formado seu "time" de cantoria.

Outra diferença que o reality tem em relação a "Ídolos", "The X-Factor" e "American Idol" é que, até o momento, não houve um só candidato que não soubesse cantar, ou que fosse desafinado. Todos já passaram por uma vasta peneira antes de chegar ao palco.

Record muda e vai estrear novela numa quinta-feira

Numa curiosa --e não explicada-- estratégia de marketing, a Record decidiu estrear sua nova novela, "Balacobaco", numa quinta-feira, dia 4 de outubro. Anteriormente a emissora havia informado que ela estrearia no dia 2, uma terça-feira, como todas as anteriores.

Para a produção, a estreia numa quinta não atrapalha a perspectiva do telespectador, uma vez que ele terá os três primeiros capítulos, que são em geral os que "amarram" as primeiras tramas, antes do final de semana.

"Balacobaco" foi escrita por Gisele Joras, convocada às pressas semanas atrás para retornar de uma temporada de estudos na Europa. A novela só deveria ir ao ar em 2013, mas o fracasso de "Máscaras", que afundou no Ibope, obrigou a emissora a refazer seus planos e estratégias de programação.

De acordo com a "prévia" da trama exibida aos jornalistas no RecNov, no Rio, na última terça, a novela tem um quê de novela das 19h da Globo, com periguetes, atores descamisados e até a trilha sonora está abastecida de temas onomatopeicos e neosertanejos pseudoromânticos.

O casal principal é formado por Juliana Silveira e Roger Gobeth --este aos poucos vai se revelando um picareta viciado em jogos, endividado e ameaçado de morte.

QUEM É LEGAL

A programação infantil na Band e no SBT

Na TV aberta, só duas emissoras ainda dão algum valor ao público infanto-juvenil de segunda a sexta. Globo, Record, RedeTV! e Gazeta (faz-me rir) optaram simplesmente em abandonar esse público. É um modo de pensar: danem-se as crianças e os jovens de classe C e D que não têm TV por assinatura, que sejam infelizes e acabou.

QUEM IRRITA

Televendas e repetecos na TV paga

Você assina TV paga e quer assistir a algum programa ou filme pela manhã no canal Universal? Esqueça, o horário está ocupado e abarrotado por programas de vendas. Quer então assistir a um bom seriado ou filme no canal Universal depois do almoço? Esqueça, vai começar uma repetição sem fim do mesmo programa "Medical Detectives", que chega a ser exibido QUATRO vezes entre 12h e 18h.

Sabem o que é mais espantoso, além da Anatel e do Ministério das Comunicações se fingirem de mortinhos? É que a gente ainda paga por esse lixo de serviço. E não é só o Universal, não. AXN, FOX, TNT... Todos abusam da paciência do consumidor-telespectador sem maiores consequências.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos