Glória Perez culpa JN por baixa audiência de Salve Jorge

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Glória Perez arrumou uma pequenina sarna para coçar. Questionada sobre o motivo de o ibope de "Salve Jorge" não estar abafando (30,5 pontos na Grande SP, quatro a menos que "Avenida Brasil" e oito a menos que "Fina Estampa"), a novelista responsabilizou o "Jornal Nacional", que vem lhe entregando a audiência na faixa dos 25 pontos.

A declaração virou motivo de chacota na redação do telejornal, uma vez que médias semelhantes já foram dadas a outras novelas que, a despeito disso, emplacaram. "Em vez de culpar o jornal ela deveria ser menos repetitiva. A novela é um saco, tem até aquele 'inshalá' de novo", disse um funcionário do "JN" à coluna, pedindo óbvio anonimato.

Na verdade, o "JN" não tem culpa isolada. Todo o horário nobre da Globo despencou cerca de cinco pontos no mês passado (24,7 em outubro para 21 em novembro).

Mas a novela também tem seu quinhão. As atuações dos "mocinhos" Rodrigo Lombardi e Nanda Costa estão muito abaixo do esperado. Há ainda um excesso de tratamento a respeito de tráfico de mulheres e de crianças. O tradicional "engajamento" da autora em causas sociais e criminais também tem outro lado: torna a história cansativa.

Globo "aposenta" Renato Aragão e pelo menos 30 perdem emprego

A decisão de acabar com "A Turma do Didi" não vale apenas parra 2013. Trata-se de uma decisão definitiva, segundo apurou o programa Ooops!, ou seja, Renato Aragão, de agora em diante, só em participações especiais ou no fim de ano. Isso se ele quiser, porque a decisão revoltou o humorista, um dos últimos a saber.

O formato, as esquetes já era considerado desgastado para a atual fase da Globo. Ao menos 20 pessoas, entre humoristas, produção e área técnica devem perder o emprego com o fim do programa, mas boa parte da produção deverá ser aproveitada em outras atrações da casa, inclusive "Zorra Total" que, por sinal, também já passou da hora.

Quem é Legal

A menina fantasminha do SBT

A ideia foi de Silvio Santos, mas o sucesso da semana sem dúvida foi a menina fantasminha da pegadinha no elevador. Seja armado ou não, os milhões de views estão aí para provar que agradou. Exceto à revista "Época", das Organizações Globo, que, apesar de ter uma página exclusiva somente para mostrar o que "bombou na web" durante a semana, decidiu ignorar o sucesso exibido pelo canal concorrente. Se tivesse sido uma atração do "Video Show" certamente estaria em primeiro lugar. Tsk, tsk, patético, dona "Época"...

Quem Irrita

Luciano Huck, Eri Johnson, etc

Já repararam? Toda vez que algum famoso é flagrado numa blitz antiálcool e se recusa a fazer o teste do bafômetro a desculpa é sempre a mesma: "Tomei uma tacinha de vinho". Ninguém enche a manguaça, ninguém toma três ou quatro latas de "breja" ou duas caipirinhas. É sempre uma inocente tacinha de vinho. Então por que não faz o teste? Se foi uma só mísera taça o bafômetro vai apontar uma baixa graduação. Mesmo que seja autuada, a celebridade pelo menos terá alguma prova real para mostrar: Olha aí, isso é índice de uma tacinha de vinho. Me poupem!

 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos