Ibope despenca e SBT tenta 'roubar' afiliada da Record no Ceará

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

 A guerra entre Record e SBT não se resuma apenas à disputa pela vice-liderança no Ibope do país. As duas emissoras também digladiam por afiliadas, que são emissoras localizadas em outras cidades ou Estados, e que reproduzem boa parte da programação da matriz (também chamada "cabeça de rede").

O mais recente "campo de batalha" é a TV Cidade de Fortaleza, que hoje retransmite a Record para cerca de 97% do Estado do Ceará.

A afiliada tem contrato com a Record até 2015, mas, segundo Ooops! apurou, está sendo assediada pelo SBT para trocar de "cabeça". Ou seja, parar de transmitir a Record e trocar sua programação pela do SBT.

A TV de Silvio Santos era transmitida até recentemente pela TV Jangadeiro no Ceará, mas essa afiliada acabou mudando para a Band, em abril do ano passado. Com isso, o SBT ficou sem canal aberto no Estado (nota: o SBT ainda tem no Ceará a Nordes TV, mas trata-se de canal UHF, como a Mix TV ou a TV Gospel em São Paulo. Ou seja, de pouca penetração.

Para se ter uma ideia do prejuízo que o SBT teve com a "traição" da TV Jangadeiro basta ver que, em janeiro do ano passado, das 7h à 0h, no Estado do Ceará, a TV de Silvio Santos obteve 8,1 pontos de média de ibope. Já em janeiro deste ano a média sem a Jangadeiro caiu para 2,6 pontos.

Em contrapartida, a Band passou de 0,5 ponto no Ceará em janeiro de 2012 para 4,6 pontos no mesmo mês neste ano --um crescimento de mais de 750%.

A TV Cidade de Fortaleza não se pronuncia a respeito. Ooops! apurou que executivos da emissora, porém, não descartam rescindir contrato com a Record (e pagar a multa), caso a insatisfação continue. Há outras afiliadas insatisfeitas, especialmente com as mudanças repentinas na grade de programação da Record.

Só Silvio Santos não "compartilha" SBT em nova campanha; veja o vídeo

O SBT lançou no último domingo a nova campanha institucional "Compartilhe o SBT". No vídeo, as principais estrelas da emissora fazem, com ajuda videográfica, o símbolo #, de hashtag, utilizado para compartilhar assuntos em redes sociais. Chama a atenção no vídeo que, de todas as estrelas da casa, a única que não aparece no vídeo fazendo o "gesto #" é o próprio dono do SBT, que, coincidência ou não, é avesso a redes sociais.

Erramos

Na semana passada mostramos aqui a imagem de O Gordo e o Magro, e seus nomes são Oliver Hardy e Stan Laurel. Nada a ver com os irmãos Groucho. Agradeço ao leitor Fernando José Carvalho de Oliveira pela correção.

QUEM É LEGAL!

João Dória Jr, do "Show Business", da Band

O apresentador volta a esta seção, e com muitos méritos. Sua entrevista com a pianista Juliana D´Agostini, exibida no domingo, foi um exemplo de como um assunto pouco popular, como música clássica, pode ser abordado com facilidade quando o entrevistador é bem preparado no assunto. Mais que uma entrevista em si, Dória Jr. transformou o programa um bate-papo leve e agradável, e acrescentou muita informação ao que a própria entrevistada tinha a dizer. D´Agostini é uma pianista paulistana de apenas 25 anos, que faz um elogiável trabalho de divulgação do clássico pelo Brasil e pelo mundo.

QUEM IRRITA

TV paga aos domingos

Assim como as emissoras pagas, vamos ser repetitivos também na queixa: é inaceitável a baixa qualidade e a repetição insuportável dos mesmos programas na TV paga, especialmente nos finais de semana. É um abuso e um desrespeito que os mesmos filmes ou episódios de séries, especiais etc. sejam repetidos ad infinitum aos sábados e domingos. Assinante paga caríssimo por um serviço ridículo e é tratado como trouxa mesmo.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos