Desenhos derrubam Ibope e SBT aumenta jornalismo

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

 Embora tenha ficado com o título simbólico de emissora com maior quantidade de programação infantil, segundo dados da Ancine, o SBT já reduziu em pelo menos uma hora o volume de desenhos matinais nas últimas semanas. Isso porque as animações começaram a cair no Ibope.

Uma das causas é o contraste entre o público que tem dado até 5 pontos de média para o telejornal "SBT Manhã" e a troca abrupta de conteúdo para programação infantil. Quando os desenhos entram, em questão de minutos o Ibope do SBT despenca para 2 ou 3 pontos.

Por causa disso, o telejornal, que antes terminava às 8h, agora se prolonga até às 9h.

A Band enfrenta problema semelhante, mas inverso. Seu "1º Jornal", exibido às 7h, tem registrado audiências fraquíssimas, não raro beliscando o chamado "traço". Alguns diretores da emissora defendem que o telejornal deveria ser tirado do ar e substituído por desenhos. O fato é que a partir das 9h30 o Ibope da Band começa a se recuperar --esta é a faixa em que começam a ser exibidas séries juvenis como "iCarly", "Kenan e Kel", "Drake & Josh" e "Supah Ninjas".

O desafio tanto do SBT como da Band é entender como fazer a transição do público infantil para o adulto e vice-versa, sem despencar no Ibope.

QUEM É LEGAL

Caco Barcellos e o "Profissão Repórter"

Pouquíssimos programas na TV aberta têm uma qualidade tão grande e estável como o jornalístico comandado por Caco. Um jornalista com J maiúsculo e uma verdadeira fonte de inspiração para colegas e novatos da profissão. Um profissional que não tem medo de enfrentar nada. Nem estúpidos alienados travestidos de "manifestantes" nas ruas de São Paulo.

QUEM IRRITA

Overdose de comida na TV paga

Numa conta por baixo, há mais de 30 programas sobre gastronomia e culinária na TV paga. É programação para encher os picuás de qualquer amante da comida. Na verdade, a impressão que dá é que a falta de criatividade é tão grande que qualquer ideia que tenha doce ou salgado já vira uma tábua de salvação. O pior é que programa sobre educação alimentar, que é bom, não há. Vá lá entupir suas veias com glicose e colesterol. Vá comer cupcakes até inchar feito um saco. Isso mesmo, devore entranhas e peixes estragados num mercado podre de Madagascar e ainda lamba os beiços. Mas não conte com minha audiência

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

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